O Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação no Brasil e as Parcerias Público-Privadas na Educação Infantil: um panorama na perspectiva dos Princípios de Abidjan
DOI:
https://doi.org/10.22491/2236-5907119737Palavras-chave:
Fundeb, Direito à Educação, Privatização da Educação, Princípios de Abidjan, Direito InternacionalResumo
A aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - Fundeb - representa um grande passo para a garantia da educação pública e gratuita. A educação infantil é a etapa da educação mais afetada pelo aumento dos recursos do fundo, mas continua incentivando as parcerias público-privadas, sem regulamentações que garantam a qualidade oferecida pelo setor privado. Em geral, os estudos mostram que as parcerias educacionais público-privadas parecem encontrar mais efeitos negativos do que positivos. No relatório da relatora especial da ONU para o direito à educação de 2019, recomenda-se aos países que implementem os “Princípios de Abidjan sobre as obrigações dos Estados em relação aos direitos humanos de fornecer educação pública e regulamentar o envolvimento privado na educação”. Este artigo, portanto, analisa a Emenda Constitucional 108, do novo Fundeb, e sua legislação regulatória e assessória, apontando as normas que seguem o direito internacional, com base nos Princípios de Abidjan, e aquelas que carecem de enfrentar a privatização da educação no Brasil.
Downloads
Referências
ABIDJAN PRINCIPLES, The. Guiding Principles on the human rights obligati ons of States to provide public educati on and to regulate private involvement in educati on. 2018. Available at: https://static1.squarespace.com/static/5c2d081daf2096648cc801da/t/5dc414bb9f409d285dc9abf2/1573131454068/Online+version_A4_WEB_COUV%2BTEXTE_THE-ABIDJAN-PRINCIPLES_Nov_2019.pdf. Access on: 16 Aug 2021.
ALVES, Thiago; SILVEIRA, Adriana Dragone; SCHNEIDER, Gabriela; DEL FABRO, Mar-cos. Financiamento da escola pública de educação básica: a proposta do Simulador de Cus-to-Aluno Qualidade. Educação & Sociedade, Campinas, v. 40, p. 1-40, 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União, Brasília, 05 out. 1988. Available at: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ constitui-cao.htm. Access on: 16 Aug 2021.
BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Edu-cação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996. Available at: http://www.planalto. gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Access on: 16 Aug 2021.
BRASIL. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2014. Available at: http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Access on: 16 Aug 2020.
BRASIL. Lei nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho de 2007; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 2020. Available at: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Lei/L14113 .htm. Access on: 16 Aug. 2021.
CAMPANHA Nacional pelo Direito à Educação. O CAQi e CAQ no PNE: Quanto custa a educação de qualidade no Brasil. São Paulo, 2018. Available at: http://www.custoalunoqualidade.org.br/pdf/quanto-custa-a-educacao-publica-de-qualidade-nobrasil.pdf. Access on: 16 Aug 2021.
CAMPANHA Nacional pelo Direito à Educação. Novo Fundeb: em nome de um consenso que promova o direito à educação. Nota Técnica. São Paulo, 2019. Available at: https://media.campanha.org.br/wp-content/uploads/2019/06/NotaTecnica-PorUmConsensoNoFundeb_final.pdf. Access on: 16 Aug 2021.
CAMPANHA Nacional pelo Direito à Educação. Relatório de autoria do Deputado Felipe Rigoni sobre Projeto de Lei 4.372/2020: Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desen-volvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação - FUNDEB, de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; e dá outras providências. Nota Técnica. São Paulo, 2020. Available at: https://media.campanha.org.br/acervo/documentos/Fundeb2020_Relatorio_PL4372-2020_NT_2020_12_09.pdf. Access on 16 Aug 2021.
CAMPANHA Nacional pelo Direito à Educação; FINEDUCA. Associação Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação PL da Câmara sobre o Fundeb: retirando recur-sos de Estados, DF e Municípios e rasgando a Constituição. Nota Técnica. São Paulo, 2020. Available at: https://media.campanha.org.br/acervo/documentos/PautasPoliticas_Fundeb2020_NotaTecnica_2020_12_14_Campanha-Fineduca_final_1.pdf. Access on: 16 Aug 2021.
CARA, Daniel; PELLANDA, Andressa. Entre a garantia legal e a do direito: um panorama de três políticas públicas de educação no Brasil nos últimos dez anos. In: CONGRESSO LATI-NO-AMERICANO DE CIÊNCIA POLÍTICA, 9., 2017, Montevideo. Anais […]. Montevideo, 2017. Available at: http://www.congresoalacip2017.org/arquivo/downloadpublic2?q=YToyOntzOjY6InBhcmFtcyI7czozNToiYToxOntzOjEwOiJJRF9BUlFVSVZPIjtzOjQ6IjI3NTYiO30iO3M6MToiaCI7czozMjoiZmFhMWFiZWE3MTFhNDZjNzI3NGQ1NzhjNWRlYWNjYjQiO30%3D. Access on: 16 Aug. 2021.
FINEDUCA. Fundeb: Ponderar com mais racionalidade para redistribuir com mais equidade! Nota Técnica. São Paulo, Dec. 2020. Available at: https://fineduca.org.br/ 2020/12/09/fundeb-ponderar-com-mais-racionalidade-para-redistribuir-com-mais-equidade/. Access on: 16 Aug 2021.
FINEDUCA. A Política de Educação Infantil no Brasil: das garantias legais ao financia-mento do atendimento público. Nota Técnica. São Paulo, 2021. Available at: https://fineduca.org.br/wp-content/uploads/2021/07/20210611_NT_Fineduca_EI.pdf. Access on: 16 Aug 2021.
NASCIMENTO, Iracema Santos do. Fundeb Pra Valer! A incidência política da Campan-ha Nacional pelo Direito à Educação na criação do Fundo da Educação Básica. São Paulo: Editora Chiado, 2020.
PELLANDA, Andressa; CARA, Daniel. Renewal of Basic Education Fund in Brazil: Disputes on Funding and Federal Distribution. NORRAG Special Issues, n. 5, Geneva, Nov. 2020. Available at: https://resources.norrag.org/resource/download/630/364. Access on: 16 Aug 2020.
RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Porto Alegre: Sulina, 2011.
RIGHT to education index. Brazil Country Brief. 2018. Available at: https://www.rtei.org/documents/626/Brazil_-_RTEI_2018_Country_Brief.pdf. Access on: 20 Aug 2021.
UN. Right to education: the implementation of the right to education and Sustainable Devel-opment Goal 4 in the context of the growth of private actors in education. Relatório da rela-tora especial. Alto Comissariado Especial para os Direitos Humanos, Geneva, 2019a. Availa-ble at: https://undocs.org/A/HRC/41/37. Access on: 16 Aug. 2021.
UN. The right to education: follow-up to Human Rights Council resolution 8/4. Resolução. Conselho de Direitos Humanos. Geneva, 2019b. Available at: https://undocs.org/A/HRC/41/L.26. Access on: 16 Aug 2021.
UN. The right to education. Resolução. Conselho de Direitos Humanos, Geneva, 2021. Available at: https://undocs.org/A/HRC/47/L.4/Rev.1. Access on: 16 Aug. 2021.
UNESCO. Responsabilização na educação: cumprir nossos compromissos. Relatório de Monitoramento Global da Educação. Resumo. 2017. Available at http://unesdoc.unesco.org/images/0025/002595/259593por.pdf. Access on: 16 Aug 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).