Editorial

Autores

  • Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski UFRGS
  • Ercília Hitomi Hirota
  • Holmer Savastano Junior
  • Roberto Lamberts

Palavras-chave:

Editorial

Resumo

 

ste segundo número da revista Ambiente Construído em 2015, de caráter regular, conta com 10 artigos, sendo 4 na linha de conforto ambiental e eficiência energética, 3 na linha de gestão e economia da construção e 3 na linha de materiais e tecnologia.

Dos quatro primeiros, na linha de conforto ambiental e eficiência energética, dois são do exterior (Chile e Portugal) e dois do Brasil (sendo um com um coautor de uma universidade do Chile).

Edna Aparecida Nico-Rodrigues e Cristina Engel Alvarez da Universidade Federal do Espírito Santo e Amábeli Dell Santo da Universidad del Bío-Bío, Concepción, Chile discutem o desempenho térmico de janela em ambientes ventilados naturalmente em edificações multifamiliares em Vitória, ES.

Guilherme Nóbrega de Castro, Solange Maria Leder, Luiz Bueno da Silva e Erivaldo Lopes de Souza da Universidade Federal de João Pessoa analisam o código de obras frente aos componentes de condução da luz natural em edifícios multifamiliares.

Paulina Wegertseder Martínez e Maureen Trebilcock Kelly da Universidad del Bío-Bío, Concepción, Chile, apresentam a integração de critérios de desempenho e o melhoramento energético de habitações de interesse social no Chile.

Hugo Entradas Silva e Fernando Manuel Anjos Henriques da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, mostram uma análise microclimática de um edifício histórico em clima temperado discutindo os limites sustentáveis para a correta conservação dos materiais.

Na linha de gestão e economia da construção temos o uso de modelagem 4D e Building Information Modeling na gestão de sistemas de produção em empreendimentos de construção, apresentado por Clarissa Notariano Biotto, Carlos Torres Formoso e Eduardo Luis Isatto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Da mesma Universidade mas de autoria de Maria da Paz Medeiros Fernandes e Luiz Carlos Pinto da Silva Filho temos uma discussão sobre segurança do trabalho no beneficiamento do resíduo da construção. Ainda na linha de gestão Márcia Regina de Freitas e Regina Coeli Ruschel da UNICAMP apresentam a validação de aplicativo de realidade aumentada no suporte a pratica da avaliação pós-ocupação do ambiente construído.

Na linha de materiais e tecnologia temos três artigos que tratam de blocos de concreto, lajes de concreto e madeira.

O desenvolvimento de uma nova concepção geométrica para os blocos de concretos não modulares para alvenaria estrutural é apresentado por Gihad Mohamad, Elizabete Yukiko Nakanishi Bavastri, Larissa Degliuomini Kirchhof, Eduardo Rizzatti e Ana Cláudia Akele Jantsch da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Armado Jesiel Cunha, Leila Maria Soares dos Santos e Zigue Marley Furtado Lopes da Universidade Federal de Uberlândia e Universidade de Cabo Verde discutem a otimização do reforço com fibras de carbono em lajes de concreto.

Vergamento da madeira de Eucalyptus grandis plasticizada por vaporização e cozimento de autoria de Matheus Lemos Peres, Rafael de Avila Delucis, Darci Alberto Gatto, Rafael Beltrame da Universidade Federal de Pelotas e da Federal do Rio Grande do Sul fecham este número que demonstra uma clara tendência de internacionalização de nossa Revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-05-18

Edição

Seção

Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>