Índice de Serviço das Calçadas (ISC)

Autores

  • Otavio Henrique da Silva Universidade Federal de São Carlos
  • Generoso De Angelis Neto Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Avaliação de calçadas, Cidades de pequeno porte, Acessibilidade, Mobilidade urbana, Pedestre

Resumo

O serviço oferecido pela infraestrutura de circulação de pedestres deve suprir a demanda local e proporcionar conforto e segurança a seus usuários. A questão é particularmente importante em cidades pequenas, para as quais, devido à ausência de transporte público e às pequenas distâncias, as viagens a pé constituem a base da mobilidade urbana. Esta pesquisa objetivou propor método de avaliação do nível de serviço (NS) de calçadas para cidades de pequeno porte, para disponibilizar recurso técnico à gestão desses espaços pelas municipalidades. O modelo elaborado e aplicado em São Tomé, PR, foidenominado Índice de Serviço das Calçadas (ISC), composto de dois índices que envolvem aspectos de qualidade do espaço (ISCqe) e de acessibilidade (ISCa). O método envolveu três etapas: análise técnica das calçadas (570 quadras), verificação da percepção do usuário por meio de pesquisa de opinião (355 munícipes) e atribuição dos níveis de serviço, variando de A (melhor situação) a F (pior situação), conforme resultados dos índices. Houve maior ocorrência do NS-F, principalmente nas áreas urbanas periféricas. Já níveis de serviço mais adequados (NS-A a NS-D) foram conferidos a 34,91% das quadras. O modelo apresentou aplicabilidade adequada às cidades pequenas, havendo possibilidade de adaptações para utilização em maiores centros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otavio Henrique da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013) e em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional (2016), Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (2016), Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá (2017), Doutorando em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos.

Generoso De Angelis Neto, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor Titular em Construção Civil - Gestão de Resíduos da Construção Civil do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá, Membro do Conselho Editorial dos periódicos Journal of Urban and Environmental Engineering e Acta Scientiarum. Atua na área de Engenharia Urbana, principalmente com os seguintes temas: planejamento ambiental de áreas urbanas, gestão de resíduos sólidos e recuperação de áreas urbanas degradadas.

Downloads

Publicado

26.11.2018

Como Citar

SILVA, O. H. da; DE ANGELIS NETO, G. Índice de Serviço das Calçadas (ISC). Ambiente Construído, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 221–236, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/73764. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos