Uso de instrumentos computacionais para análise do desempenho térmico e energético de edificações no Brasil

Autores

  • Nathan Mendes Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Fernando Simon Westphal Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roberto Lamberts Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Antônio Bellini da Cunha Neto Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

instrumentos computacionais, desempenho térmico, desempenho energético, edificações

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese do desenvolvimento de pesquisas relacionadas à área de simulação do desempenho térmico e energético de edificações no Brasil, desde o início da utilização de ferramentas computacionais, na década de 80, até os dias de hoje. Durante esse período, alguns grupos de pesquisa se destacaram promovendo o uso de ferramentas computacionais no projeto e análise do desempenho de edificações, incluindo avaliação do comportamento térmico, energético e luminoso. A primeira parte do artigo apresenta um panorama geral da evolução do consumo de energia elétrica em edificações no país da década de 80 até o ano de 2002, após a crise de abastecimento que forçou grande parte do Brasil a um racionamento em 2001. Esse contexto impulsionou a pesquisa por alternativas de projetos de edificações mais eficientes, marcada com a regulamentação da lei nacional de eficiência energética (Lei nº 10.295), publicada em 17 de outubro de 2001. A segunda parte do artigo apresenta uma síntese das pesquisas desenvolvidas na área pelos principais grupos de pesquisa nacionais. Muitos desses estudos resultaram em dissertações de mestrado e teses de doutorado que moldaram o uso da simulação de edificações no país até os dias de hoje. A última parte do artigo apresenta as considerações finais e projeções sobre as tendências para o uso e desenvolvimento de ferramentas para a simulação do desempenho de edificações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-04-22

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>