O estudo do clima urbano e legislação urbanística: considerações a partir do caso Montes Claros – MG
Palavras-chave:
urban climate, urban heat island, urban bioclimatology, urban and environmental planning, climatic measurements (Montes Claros, MG).Resumo
O trabalho discute a interface entre o estudo do clima urbano e a legislação urbanística, tendo como referência empírica os resultados da pesquisa realizada para o caso de Montes Claros. Para tanto, traça-se inicialmente um breve pano de fundo acerca da urbanização brasileira (com foco no planejamento e na legislação urbanística) buscando elucidar o eixo histórico-explicativo dos conflitos ambientais associados à ocupação do solo urbano. Nesse contexto, destaca-se os caminhos abertos pelo Estatuto da Cidade em relação à sustentabilidade urbana e desperta-se para as lacunas deixadas por este no que tange a incorporação dessas questões à legislação urbanística. Em outra via, discutem-se os aspectos teóricos da bioclimatologia urbana focalizando os impactos da ocupação sobre o clima, especialmente no que se refere às ilhas de calor. O trabalho partiu da premissa de que há uma correlação entre os microclimas urbanos e as variáveis relacionadas ao uso do solo. Assim, montou-se um modelo empírico associando os dados gerados de temperatura e umidade a três parâmetros relacionados ao uso do solo, escolhidos a partir dos enquadramentos teóricos, que são: 1- proporção de áreas verdes e impermeáveis, 2- densidade construída, 3- geometria urbana (através do fator de visão de céu). Os resultados foram analisados através da técnica da regressão linear e mostraram elevada correlação entre os dados, especialmente aqueles diretamente ligados à legislação urbanística: densidade construída e geometria urbana. As correlações encontradas foram negativas para as áreas verdes e positivas para as áreas impermeáveis, o que evidencia a importância da vegetação na amenização higrotérmica apesar de sua retração nos períodos secos. Foi possível perceber que há uma grande interdependência entre os parâmetros urbanísticos analisados. A ilha de calor identificada na cidade corrobora com a abordagem teórica do fenômeno. Por fim, discute-se as formas de apropriação desses resultados ao processo de planejamento urbano.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.