Parâmetros e métodos adotados no regulamento de etiquetagem da eficiência energética de edifícios – parte 1: método prescritivo

Autores

  • Joyce Correna Carlo UFV
  • Roberto Lamberts

Palavras-chave:

Eficiência energética, Etiquetagem, Prescritivo

Resumo

O Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos foi publicado no Brasil em fevereiro de 2009 como parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO. Contém dois métodos de avaliação: o método prescritivo e o método de simulação. Neste artigo, o método prescritivo é rapidamente descrito para que seus fundamentos sejam discutidos, indicando especificidades e aplicações do método. É apresentada a aplicação deste método em um edifício existente, considerando 13 alternativas para a determinação dos níveis de eficiência da envoltória, sistema de iluminação e sistema de condicionamento de ar. Mostrou-se os casos nos quais o método de simulação é mais indicado que o prescritivo, por limitações deste último - os resultados variaram de níveis de eficiência A, mais elevados, a E, de baixa eficiência. Dessa forma, mostrou-se o potencial de avaliação do método prescritivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Correna Carlo, UFV

Profa. recém empossada no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, atua na área de conforto ambiental e eficiência energética, tendo desenvolvido trabalhos no LabEEE de 2000 a 2009.

Downloads

Publicado

2010-05-14

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>