Parâmetros e métodos adotados no regulamento de etiquetagem da eficiência energética de edifícios – parte 1: método prescritivo

Authors

  • Joyce Correna Carlo UFV
  • Roberto Lamberts

Keywords:

Eficiência energética, Etiquetagem, Prescritivo

Abstract

O Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos foi publicado no Brasil em fevereiro de 2009 como parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem do INMETRO. Contém dois métodos de avaliação: o método prescritivo e o método de simulação. Neste artigo, o método prescritivo é rapidamente descrito para que seus fundamentos sejam discutidos, indicando especificidades e aplicações do método. É apresentada a aplicação deste método em um edifício existente, considerando 13 alternativas para a determinação dos níveis de eficiência da envoltória, sistema de iluminação e sistema de condicionamento de ar. Mostrou-se os casos nos quais o método de simulação é mais indicado que o prescritivo, por limitações deste último - os resultados variaram de níveis de eficiência A, mais elevados, a E, de baixa eficiência. Dessa forma, mostrou-se o potencial de avaliação do método prescritivo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Joyce Correna Carlo, UFV

Profa. recém empossada no Departamento de Arquitetura e Urbanismo, atua na área de conforto ambiental e eficiência energética, tendo desenvolvido trabalhos no LabEEE de 2000 a 2009.

Published

2010-05-14

How to Cite

CARLO, Joyce Correna; LAMBERTS, Roberto. Parâmetros e métodos adotados no regulamento de etiquetagem da eficiência energética de edifícios – parte 1: método prescritivo. Ambiente Construído, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 7–26, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/11790. Acesso em: 28 aug. 2025.

Most read articles by the same author(s)

> >> 

Similar Articles

> >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.