Proposal of a digital image analysis method for determining the carbonated front in concretes

Autores

Palavras-chave:

Carbonatação, Frente de carbonatação, Durabilidade, Imagens digitais

Resumo

A carbonatação é uma das patologias mais comuns em concretos e a correta determinação da profundidade atingida por este processo é fundamental para a previsão da vida útil de uma estrutura. O método mais comum para a medição da carbonatação é a aspersão de uma solução de fenolftaleína no concreto e posterior medição da área incolor da solução. Tradicionalmente tal medida é feita manualmente através de avaliação visual. Porém, por se tratar de uma avaliação subjetiva, este processo está sujeito a erros. A fim de minimizar estes erros, pesquisadores têm usado processos de edição de imagens e medidas obtidas com ferramentas computadorizadas. Mesmo utilizando estes programas, o processo ainda depende da sensibilidade e do julgamento do operador para determinar as áreas atingidas pela carbonatação. Este trabalho propõe uma análise digital com a atribuição de valores de pH de viragem da fenolftaleína para obter-se com maior precisão e de forma semi-quantitativa o limite da frente carbonatada. Para tanto, foram analisados três traços de concreto com pozolanas (cinza volante e cinza de casca de arroz) em misturas binárias e ternária submetidos à carbonatação natural. O método proposto mostrou-se preciso e eficiente como auxiliar na leitura das profundidades carbonatadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Goettems da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria (2000), Especialização (2005), Mestrado (2004) e Doutorado (2019) em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria.Professor adjunto do Departamento de Expressão Gráfica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais de Construção Civil e Tecnologia do Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto, durabilidade, cinza volante, porosidade e pozolana; e de docência da área de Desenho Técnico .

Geraldo Cechella Isaia, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1965), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1995). É professor Titular aposentado (em 1995) e como professor Associado (2013) pela Universidade Federal de Santa Maria e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, fazendo parte atualmente deste programa como Professor Voluntário. É ex-membro comitê assessor engenharias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e CNPq, membro do conselho editorial da Revista IBRACON de Materiais, da revista E-Mat (Porto Alegre) e revisor dos periódicos Ambiente Construído (ANTAC), Construction & Building Materials, Cement Concrete & Composites, Computers and Concrete, Journal of Civil Engineering and Construction Technology, entre outros. É senior member da Réunion Internationale Des Laboratoires D'essais Et de Recherches Sur Les Matériaux (RILEM) e, ainda membro da Fédération International du Béton (Fib) e do American Concrete Institute (ACI). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: durabilidade, adições minerais e pozolanas, sustentabilidade da construção com ênfase na Avaliação do Ciclo de Vida, patologia e recuperação de construções em especial as de patrimônio histórico. Possui cinco (5) prêmios de destaque na Engenharia Nacional pelo Instituto Brasileiro do Concreto, finalista do 48º Premio Jabuti (2006), bolsa-prêmio para participação do World Sustainable Building Conference em Toquio (2004) e distinção entre os 5 melhores trabalhos apresentados no 10th International Congresso on the Chemistry of Cement, em Gotenburg (1997).

Publicado

24.05.2022

Como Citar

GOETTEMS DA SILVEIRA, R.; CECHELLA ISAIA, G. Proposal of a digital image analysis method for determining the carbonated front in concretes. Ambiente Construído, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 275–298, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/105540. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos