Pastas de ultra-alto desempenho submetidas a cura sob pressão

Autores

  • Carolina Noda Livi Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Engenharia Civil. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
  • Wellington Longuini Repette Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Engenharia Civil. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.

Palavras-chave:

Pressurizing, Fresh State, Cementitious mixtures, Microstructure, Mechanical properties

Resumo

A aplicação de pressão em misturas cimentícias tem efeitos positivos no desenvolvimento da microestrutura e nas propriedades mecânicas da matriz endurecida. Contudo, os benefícios têm sido estudados em níveis altos de pressão ou combinados com cura térmica. Este artigo está inserido em uma pesquisa em que foi proposto um equipamento alternativo para propiciar tanto a cura sob pressão quanto térmica em condições de fácil reprodução. Foram reportados os resultados obtidos considerando o efeito da pressão aplicada nas primeiras horas de hidratação, com cargas de 0,1 MPa, 5 MPa e 10 MPa. Através dos ensaios de massa específica, módulo de elasticidade dinâmico e resistência à compressão, verificou-se a relação positiva entre aumento de pressão e desempenho mecânico. Foram conduzidos ensaios de microscopia eletrônica de varredura, porosimetria e termogravimetria, nos quais se verificou a influência da pressurização no desenvolvimento de uma matriz compacta e homogênea, porém com aumento da microporosidade e diminuição da quantidade de produtos de hidratação formados. Os resultados indicam que um desempenho mecânico satisfatório não depende exclusivamente do grau de hidratação do cimento, mas da sinergia entre produtos formados e alterações na estrutura de poros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Noda Livi, Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Engenharia Civil. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.

Engenheira Civil pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre e Doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atua na Área de Concentração de Construção Civil e Linha de Pesquisa de Materiais e Processos Construtivos. É professora e coordenadora do curso de Engenharia Civil da Unisociesc Florianópolis, Santa Catarina.

Wellington Longuini Repette, Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Engenharia Civil. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina (1987), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1997). Pós-doutor pelo National Research Council Canada e pela Universidade de São Paulo. Foi Professor Visitante da Universidade de Ottawa ? Canadá, pesquisador associado do Intitute for Research in Construction do NRC Canada e é Professor do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Catarina. É membro do American Concrete Institute, do IBRACON, e de grupos de trabalho do CB-18 para elaboração de norma da ABNT. É pesquisador e consultor em concretos especiais, autoadensável, ultra alto desempenho, geopolímeros, aplicação de nanomaterais na construção civil, durabilidade e patologia das estruturas e das construções. Possui projetos de pesquisa em parceria com a Universidade de Ottawa, Universidade Politécnica da Catalunha e com a Universidade do Texas em Austin. É autor de patentes de aditivos químicos no Canadá e nos Estados Unidos. É pesquisador líder do Núcleo de Aplicações de Nanotecnologia em Construção Civil - NANOTEC, do CNPq. É autor dos capítulos ?Concretos de última geração: presente e futuro? e ?Cimentos Especiais de Base Mineral?, dos livros de Concreto e de Materiais de Construção do IBRACON. Recebeu, dentro outros, os prêmios Epaminondas Melo do Amaral Filho - Destaque em Concreto de Alto Desempenho do Instituto Brasileiro do Concreto. ? IBRACON (2008); Lorne W. Gold Award 2001-2002 for Most Outstanding Paper, National Research Council Canada (2002) e Award for Researcher for Foreigner Specialist, Ministry of Construction of Japan - Building Research Institute (1999). Tem larga experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Concreto, Aditivos, Durabilidade das Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto, nanotecnologia, durabilidade, aditivos, avaliação e reparo de estruturas de concreto armado. É membro do corpo editorial e é avaliador adhoc de periódicos nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2019-06-17

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)