Paineis híbridos de lâminas e partículas de madeira para uso estrutural
Palavras-chave:
Estruturas de Madeira, Construção Civil, Engenharia CivilResumo
O uso de painéis de madeira tem ganhado destaque na indústria da construção civil. Os painéis MDP não atingem requisitos estruturais, ao contrário dos painéis OSB e compensado. Uma alternativa a fim de aprimorar o uso de painéis de partículas de madeira consiste no reforço desses com lâminas de madeira (painéis híbridos). Esta pesquisa objetivou avaliar o potencial de uso de painéis híbridos fabricados com partículas e lâminas de madeira de Pinus sp. e com resina poliuretana bicomponente à base de óleo de mamona, obedecendo à norma ABNT NBR 14810-2. Os resultados das propriedades físicas e mecânicas foram comparados com os requisitos normativos para painéis OSB (EN 300) e compensados (DIN 68792), e também com os resultados de painéis comerciais OSB e compensado. Os painéis híbridos atenderam os requisitos normativos para painéis comerciais OSB e compensado, indicados para uso estrutural. A análise estatística indicou a superioridade das propriedades físicas e mecânica dos painéis híbridos quando comparados com os resultados dos painéis OSB e compensado comerciais, resultado esse também justificado pelo uso da resina à base de mamona.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaração de direito autoral (Copyright)
Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:
- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.
- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.
- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.