Metodologia de avaliação de conforto ambiental de projetos escolares usando o conceito de otimização multicritério

Autores/as

  • Valéria Azzi Collet da Graça Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo
  • Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

metodologia de projeto, otimização multicritério, conforto ambiental, prédio escolar

Resumen

Avaliações pós-ocupação realizadas em prédios de escolas do Estado de São Paulo mostraram que os edifícios possuem uma série de problemas relacionados ao conforto ambiental, o que permite considerar que os parâmetros atuais de projeto necessitam de uma revisão criteriosa. Esta pesquisa apresenta um método de avaliação e otimização de projetos arquitetônicos de escolas para a rede pública estadual de São Paulo, considerando a formulação dos parâmetros de conforto ambiental que são utilizados na fase de anteprojeto. O objetivo da avaliação/otimização do projeto foi maximizar diversos aspectos de conforto ambiental e qualificar as diversas soluções de projeto existentes. O método de avaliação foi aplicado em 35 projetos de escolas. Os resultados mostraram a existência de conflito entre os diferentes parâmetros de conforto ambiental e a importância do uso da otimização para a avaliação de projetos. Observou-se que não é possível maximizar os quatro confortos (térmico, luminoso, acústico e funcional) ao mesmo tempo, mas sim encontrar um conjunto de soluções de compromisso. A aplicação mostrou, também, a relevância do método como um importante instrumento de avaliação e de processo de decisão.

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Publicado

17.04.2008

Cómo citar

GRAÇA, Valéria Azzi Collet da; KOWALTOWSKI, Doris Catharine Cornelie Knatz. Metodologia de avaliação de conforto ambiental de projetos escolares usando o conceito de otimização multicritério. Ambiente Construído, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 19–35, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/3555. Acesso em: 13 ago. 2025.

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