Impacto da geometria do cânion urbano na intensidade de ilha de calor noturna: análise através de um modelo simplificado adaptado a um SIG

Autores

  • Camila Mayumi Nakata-Osaki Universidade Federal de São Carlos
  • Léa Cristina Lucas de Souza Universidade Federal de São Carlos
  • Daniel Souto Rodrigues Universidade do Minho

Palavras-chave:

Geometria Urbana, Cânion Urbano, Ilha de Calor Noturna, SIG.

Resumo

A geometria urbana é um dos fatores de maior influência na intensidade da ilha de calor urbana. Seu estudo requer a caracterização de cânions urbanos, geralmente medidos pela relação entre a altura dos edifícios e a largura da rua (H/W), conceito aplicado no modelo numérico de Oke em 1981. O objetivo deste artigo é verificar o impacto da geometria do cânion urbano na intensidade de ilhas de calor noturna. Para isso, foram realizados levantamento de dados climáticos e de geometria urbana em duas cidades brasileiras. Os valores de intensidade de ilha de calor foram confrontados com os simulados pelo modelo original de Oke (1981), o qual foi calibrado e adaptado à plataforma SIG, de forma a possibilitar a incorporação de outro parâmetro de geometria, além da relação H/W: o comprimento de rugosidade. Esse processo gerou uma nova ferramenta de cálculo, que é denominda THIS (Tool for Heat Island Simulation). Aplicou-se o novo modelo para simular alguns cenários urbanos hipotéticos, que representam vários tipos de cânions urbanos. Os resultados demonstraram que cânions urbanos de maior rugosidade amenizam as intensidades de ilha de calor noturna em relação a um cânion de mesmo valor de relação H/W e menor rugosidade.

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Biografia do Autor

Camila Mayumi Nakata-Osaki, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda na Universidade Federal de São Carlos em Engenharia Urbana (com período sanduíche na Universidade do Minho, Portugal), mestre em Design, na linha de pesquisa Ergonomia, no Programa de Pós-graduação em Design pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" em 2010, e graduada em Arquitetura e Urbanismo pela mesma em 2007. Faz parte do grupo de pesquisa NUPA (Núcleo de Pesquisas Acústicas e Térmicas nas Edificações e Redes Viárias) do Departamento de Engenharia Civil do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Atua principalmente nos seguintes temas: conforto ambiental, conforto térmico, clima urbano, ergonomia ambiental e urbana, planejamento urbano, simulação computacional e Sistemas de Informação Geográfica.

Léa Cristina Lucas de Souza, Universidade Federal de São Carlos

Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos a partir de agosto de 2009, Livre-Docente em Conforto Ambiental pela UNESP-Bauru (em 2006), foi Professor Adjunto da UNESP-Bauru até 2009, Pós-Doutorado na Ghent University - Bélgica (2013-2014), Pós-Doutorado na Universidade do Minho-Portugal (2002-2003), Doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela EESC-USP (em 1996), Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela EESC-USP (em 1990), Graduação em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula-Rio de Janeiro ( em 1984). Ministra aula de Conforto Ambiental na Graduação em Engenharia Civil da UFSCar. É professora/orientadora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana da Universidade Federal de São Carlos (a partir de 2008), responsável pela disciplina Conforto Térmico e Acústico no Espaço Urbano. É Bolsista de Produtividade do CNPq, desenvolvendo pesquisas em Conforto Ambiental com enfoque em: conforto térmico e clima urbano, conforto acústico, geometria urbana, fator de visão do céu, conforto ambiental.

Daniel Souto Rodrigues, Universidade do Minho

Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, no grupo disciplinar de Planeamento e Arquitectura, desde 7 de Janeiro de 2008.

Doutoramento, no ramo de Engenharia Civil, área de conhecimento de Planeamento e Ordenamento do Território, com o tema "Sistema de Informação para avaliação e monitorização da qualidade de vida em campi universitários", realizado na Universidade do Minho, sob orientação do Professor Rui António Rodrigues Ramos, Professor Auxiliar da Universidade do Minho. Mestrado em Engenharia Municipal (especialidade em Planeamento Urbanístico), pela Universidade do Minho, obtendo a classificação de "Muito Bom" nas provas realizadas em 4 de Julho de 2001. Apresentou a tese Avaliação Multicritério de Acessibilidade em Ambiente GIS, tendo sido orientado pelo Professor José Mendes. Licenciatura em Matemática e Ciências de Computação, na Universidade do Minho, concluída em Dezembro de 1997 com média final de 14 valores.

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Publicado

25.05.2016

Como Citar

NAKATA-OSAKI, C. M.; SOUZA, L. C. L. de; RODRIGUES, D. S. Impacto da geometria do cânion urbano na intensidade de ilha de calor noturna: análise através de um modelo simplificado adaptado a um SIG. Ambiente Construído, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 73–87, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/60272. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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