BIM aplicado ao projeto de fôrmas de madeira em estrutura de concreto armado

Autores

  • Romeu da silva Neiva Neto Universidade Estadual de Campinas
  • Regina Coeli Ruschel Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Projeto de Formas de Madeira, BIM, Projeto de Estrutura de Concreto Armado

Resumo

O Projeto Construtivo de Fôrmas de Madeira (PCFM) faz uso tradicionalmente de ferramentas CAD na representação bidimensional, limitando sua inserção no contexto de Building Information Modeling (BIM). Considerando que BIM se encontra em grande expansão no mercado nacional esta pesquisa visa apontar um caminho para se vencer esta limitação. Propõe-se uma biblioteca de componentes para o projeto de fôrmas de madeira, incluindo usos de BIM tais como a Modelagem, a Quantificação, a Simulação 4D e procedimentos associados. O método de pesquisa utilizado foi a Constructive Research. Os componentes para a biblioteca foram desenvolvidos na ferramenta BIM Revit Structure. A proposta foi validada: em ambiente de ensino, escritório de projeto e na prática. Verifica-se que a pesquisa é consonante com os poucos estudos internacionais pioneiros e semelhantes, sendo contextualizada para o cenário nacional. Observa-se também que todas as pesquisas que tratam de BIM associado a fôrmas requerem um modelo de informação que inclua a modelagem de fôrmas no mesmo. Desta forma, este estudo é também fundamental, pois amplia desdobramentos da incorporação de BIM na cadeia produtiva da construção civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romeu da silva Neiva Neto, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (2010) e  aperfeiçoamento em Incorporação Imobiliária pela Uni-Ademi/UFG.  Atuou como supervisor de planejamento / suprimentos da Innovar Construtora e Incorporadora. Atualmente é mestrando da Professora Dra Regina C. Ruschell na área de Construção Civil, com ênfase em tecnologias de modelagem da informação da construção (BIM – Building Information Modeling)

Regina Coeli Ruschel, Universidade Estadual de Campinas

Livre docente na área de Projeto Auxiliado por Computador pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da UNICAMP (2009), Doutor em Engenharia Elétrica na área de Automação pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP (1996), Mestre em Ciência em Engenharia Civil pela University Of Arkansa (1984) e Engenheira Civil pela pela Escola de Engenharia de Piracicaba (1981). É professor associado em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa na FEC-UNICAMP. Desde 1992, colabora ativamente em projetos de pesquisa com ênfase no desenvolvimento computacional para habitação de interesse social e conforto ambiental. Investiga o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação no apoio ao ensino de projeto digital colaborativo para Arquitetura, Engenharia e Construção. Desenvolve pesquisa no tema de Building Information Modeling abordando o desenvolvimento de projeto baseado em multi-desempenho e também na integração de projeto. Publica regurlarmente, em eventos científicos, artigos que tratam da conceituação e interoperabilidade em BIM, aplicação de modelos 4D na autoconstrução e inovações no ensino presencial e a distância de engenharia e arquitetura.

Downloads

Publicado

26.08.2015

Como Citar

NEIVA NETO, R. da silva; RUSCHEL, R. C. BIM aplicado ao projeto de fôrmas de madeira em estrutura de concreto armado. Ambiente Construído, [S. l.], v. 15, n. 4, p. 183–201, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/54258. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)