Um panorama da pesquisa sobre Habitação de Interesse Social no Brasil

abrangência, lacunas e interseções

Autores

  • Elisa Atália Daniel Muianga Unicamp, FEC, LAGERCON https://orcid.org/0000-0002-7070-3903
  • Doris Catharine Cornelie Knatz Kowaltowski University of Campinas (UNICAMP) Department of Architecture and Construction (DAC), Faculty of Civil Engineering, Architecture and Urban Design (FECFAU), Av. Albert Einstein 951, Campinas, SP, CEP 13083-852, Brazil. Phone: +55 19 3521 2390 https://orcid.org/0000-0003-3088-6124

Palavras-chave:

Habitação de interesse social, MCMV, Programa habitacional, Urbanização, Brasil

Resumo

A Habitação de Interesse Social (HIS) é amplamente investigada mundialmente, especialmente nas economias emergentes. No entanto, a literatura sobre HIS demonstra que ainda existem barreiras para alcançar benefícios reais desses programas. Os programas de HISs brasileiros reduziram positivamente o déficit habitacional e a vulnerabilidade social da população de baixa renda. No entanto, estudos desenvolvidos no Brasil também revelam os impactos negativos da HISs. Investigar a razão da recorrência de impactos negativos é fundamental para maior entendimento da causa e abrangência dos problemas. Além disso, estudos do estado da arte podem auxiliar com o desenvolvimento de ações para mitigar impactos de HISs. Assim, a pesquisa visa categorizar os principais tópicos estudados sobre HIS, identificar e avaliar as deficiências dos HISs, analisar interseções de tópicos, e compreender a sua abrangência. Uma revisão sistemática e mapeamento sistemático da literatura foram aplicados para analisar e mapear os estudos de HIS. Embora as evidências enfatizem avanços significativos na produção de HISs, resultados demonstram o panorama interseccional de ocorrências que causam impactos negativos, ressaltam a necessidade de investimentos e a implementação de políticas públicas de habitação alinhadas aos interesses da sociedade para melhorar HISs.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11.01.2024

Como Citar

MUIANGA, E. A. D.; KOWALTOWSKI, D. C. C. K. Um panorama da pesquisa sobre Habitação de Interesse Social no Brasil: abrangência, lacunas e interseções. Ambiente Construído, [S. l.], v. 24, 2024. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ambienteconstruido/article/view/130925. Acesso em: 14 abr. 2024.

Edição

Seção

Ambiente Construído: resiliente e sustentável

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>