Os “pequenos” conjuntos Cecap derivados de Guarulhos e Jundiaí: uma análise comparativa
Palavras-chave:
Arquitetura moderna, CECAP, Conjuntos Habitacionais CECAP, Habitação social, Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado, Jundiaí, Marília, Mogi-GuaçuResumo
O Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado, em Guarulhos, SP, projetado por Vilanova Artigas, Fábio Penteado e Paulo Mendes da Rocha, desempenha papel de projeto seminal. Como no interior do estado foram desenvolvidos conjuntos que seguiram os conceitos aplicados em Guarulhos, a pesquisa buscou verificar em que medida aconteceram as reproduções nos conjuntos de Jundiaí, Marília e Mogi-Guaçu, estes em menor escala e em diferentes contextos. Também buscou verificar o aprimoramento das soluções projetuais. Por meio das visitas, da análise dos projetos e das informações reunidas, foi possível identificar elementos nos projetos e construídos de fato, que foram graficamente representados e reunidos em quadros comparativos. A análise comparativa buscou verificar a relação entre os projetos e a construção dos conjuntos habitacionais. A semelhança entre os conjuntos de Jundiaí, Marília e Mogi-Guaçu reforça a hipótese de utilização de um modelo com adequação ao lugar de implantação. O registro “dos pequenos” conjuntos Cecap de Marília e Mogi-Guaçu contribui para a disseminação deste importante momento da arquitetura brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright)
A Revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando porém, o estilo dos autores. As provas finais serão enviadas aos autores. Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Ambiente Construído. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.