Modelo de informação da construção para o projeto baseado em desempenho: caracterização e processo

Autores

  • Giovanna Tomczinski Novellini Brígitte Universidade Estadual de Campinas
  • Regina Coeli Ruschel Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Arquitetetura, Modelagem da Informação da Construção, Avaliação de desempenho, Simulação computacional, Processo de projeto

Resumo

A preocupação com o desempenho das edificações tem ganhado destaque no Brasil e originado transformações significativas no setor de arquitetura, engenharia e construção (AEC). Pesquisas recentes propõem a integração das análises de desempenho às etapas iniciais do processo de projeto, a fim de obter o melhor desempenho final da edificação. Nesse sentido, escolher o conjunto de soluções adequadas e formas computacionais de desenvolvê-las é uma tarefa de alta complexidade e responsabilidade. Esta pesquisa investiga a compreensão da técnica e utilização de instrumentos de avaliação computacional de desempenho durante as etapas iniciais do projeto. Para isso, desenvolve uma pesquisa exploratória em que evidencia relações entre requisitos de desempenho, avaliação computacional e a tomada de decisão na promoção de soluções em prol da melhoria da qualidade final do projeto. Através do estudo de campo foi possível elucidar o modelo de informação e identificar os parâmetros que entram em confronto direto por serem compartilhados por um ou mais desempenhos. Pode-se ainda analisar a influência entre os desempenhos, tendo como resultado a proposição de uma metodologia de sequenciamento das simulações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna Tomczinski Novellini Brígitte, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FEC UNICAMP (2010). Concluiu mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura Tecnologia e Cidade da UNICAMP (2013), no qual participou como pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Modelagem da Informação e Colaboração Digital em Arquitetura Engenharia e Construção (gMIC) e da Rede Cooperativa de Pesquisa TICHIS, financiada pela Finep, onde desenvolveu estudos voltados para a aplicação de tecnologia da informação e comunicação no projeto e construção de habitações de interesse social. Atualmente, cursa doutorado em Arquitetura, Tecnologia e Cidade da FEC UNICAMP, na linha de pesquisa Teoria e Metodologia do Projeto e da Cidade, com ênfase em Tecnologias do Projeto, e atua em incorporação, coordenação, planejamento e desenvolvimento de projetos com foco para a indústria da construção civil na área imobiliária.

Regina Coeli Ruschel, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de Piracicaba (1981), mestrado em Engenharia Civil - University Of Arkansa (1984) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Construção Civil e Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Tecnologia da Informação e Comunicação atuando principalmente nos seguintes temas: ensino a distância, projeto colaborativo, integração de projeto, cad, automação e conforto ambiental.

Downloads

Publicado

2016-08-17

Edição

Seção

Tecnologia da Informação e Comunicação no Ambiente Construído