Política editorial e mais

Processo de revisão por pares

Os artigos submetidos à Ambiente Construído são avaliados em sistema "duplo cego" (double blind peer review). Cabe ao editor-chefe realizar uma avaliação prévia (first screen) para verificar a pertinência do assunto e o atendimento às diretrizes editoriais da Revista, apresentando contribuição científica, original e inédita, necessariamente fruto de um trabalho de pesquisa; discussão teórico-metodológica baseada em literatura nacional e internacional atual; procedimentos metodológicos detalhados e consistentes com o estudo realizado; discussão de resultados com base em evidências consistentes; e contribuições para o conhecimento científico disponível sobre o assunto.

Sendo aceito nesta etapa, o artigo é distribuído a, pelo menos, dois avaliadores, sem indicação de autoria. Para garantir um padrão nesse processo de avaliação, o corpo editorial elaborou um formulário (inserir endereço do formulário de avaliação para avaliadores) contendo recomendações que orientam os avaliadores na elaboração do parecer sobre o artigo. Cabe ao editor-chefe de cada área receber os pareceres emitidos pelos avaliadores e dar prosseguimento ao processo de avaliação, a partir das seguintes opções: a) aceitar para publicação, na forma presente ou com pequenas correções; b) rejeitar, mediante pareceres consistentes e justificados; c) solicitar reformulações para submissão de nova versão a ser analisada novamente pelos avaliadores. Qualquer que seja a decisão do editor-chefe, os pareceres emitidos pelos avaliadores, sem a identificação dos mesmos, são encaminhados, na íntegra, aos autores.

O corpo editorial da revista Ambiente Construído recomenda aos avaliadores que os seguintes itens sejam examinados: a estrutura do artigo, a qualidade da redação do texto, a qualidade técnica e científica do trabalho, a relevância do tema, a originalidade do assunto e a consistência dos resultados apresentados.

Quanto à estrutura, pede-se que se observe a qualidade da organização lógica do trabalho, no que se refere à definição e distribuição dos tópicos que o compõem, devendo conter fundamentação teórica, descrição do método de pesquisa, e apresentação e discussão dos resultados.

Quanto à redação, sugere-se que se verifique a clareza do texto, a qualidade ortográfica e gramatical.

A qualidade técnica e científica envolve a análise do emprego correto dos conceitos abordados, a profundidade dos conteúdos, o rigor científico do trabalho e a citação de referências fundamentais para o tema e de abrangência internacional, além de claras contribuições para o conhecimento científico.

Quanto à relevância, requer-se que o tema do artigo apresente vínculo com problemas importantes relacionados à Tecnologia do Ambiente Construído.

No quesito originalidade, avalia-se o ineditismo e o grau de inovação proposto no trabalho. Além disso, a Revista permite que o corpo de avaliadores acrescente critérios que possam contribuir com a qualidade da publicação.

O tempo médio entre a submissão e o primeiro retorno aos autores é em média de quatro meses.

 

Cobrança de taxas

A revista Ambiente Construído não cobra taxa (APC) para publicação de artigo, bem como em nenhuma etapa do processo. Também não é cobrada a distribuição e/ou download de artigos, sendo totalmente gratuita e de acesso aberto.

 

Política de acesso livre

A Ambiente Construído oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Dados de pesquisa

A Ambiente Construído incentiva o compartilhamento dos dados de pesquisa. Assim, sugere o depósito pelos autores dos dados de pesuisa em repositórios institucionais ou mesmo temáticos. Solicitamos a citação, referenciamento e declaração de dados de pesquisa caso haja reuso de dados.

 

Declaração de direito autoral (Copyright)

Autores que publicam na Ambiente Construído estão de acordo com os termos:

- Os autores cedem à Revista o direito de publicação sob a Licença Creative Commons Attritution (CC BY 4.0), permitindo acesso, impressão, leitura, distribuição, adaptação, desenvolvimento de outras pesquisas, desde que reconhecida a autoria.

- Os autores são autorizados a distribuir o trabalho publicado na Revista, como por exemplo repositórios institucionais, ou inclusão de seus trabalhos como parte de tese e/ou dissertação, desde que mencionada a referência de publicação na Ambiente Construído.

- Qualquer pessoa pode ler, distribuir, imprimir, fazer download, indicar o endereço do artigo completo sem prévia autorização da Revista respeitando a licença CC BY 4.0.