A Política de Assistência Social e a Educacionalização do Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.85814

Palavras-chave:

políticas públicas, assistência social, inclusão produtiva

Resumo

O artigo tem por objetivo discutir a articulação entre as políticas públicas de assistência social e a educação. Para isso, parte-se do pressuposto de que, em nosso tempo, existe uma associação entre o fenômeno denominado educacionalização do social, a partir do qual a educação passa a ser recorrentemente citada como causa ou solução de uma variedade de problemas sociais, e uma racionalidade governamental neoliberal que opera em uma lógica concorrencial. Tendo em vista tais questões, realiza-se uma análise da Cartilha SUAS: modos de usar (2017), entendendo-a como uma estratégia educativa que, ao afiançar mais autonomia aos usuários, acaba por governar e conduzir camadas mais vulneráveis da população brasileira a entrarem nas redes produtivas e de consumo, mediante um investimento em capital humano.

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Biografia do Autor

Betina Hillesheim, UNISC

Psicóloga, Doutora em Psicologia (PUCRS), docente e pesquisadora do departamento de Psicologia e do PPGEdu (UNISC). Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq.

Letícia Lorenzoni Lasta, UNISC

Psicóloga, Mestre em Educação (UNISC), Doutora em Psicologia Social e Institucional (UFRGS), professora do Departamento de Psicologia (UNISC).

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Publicado

2019-01-01

Como Citar

Hillesheim, B., & Lasta, L. L. (2019). A Política de Assistência Social e a Educacionalização do Social. Revista Polis E Psique, 8(3), 28–51. https://doi.org/10.22456/2238-152X.85814

Edição

Seção

Artigos