“Fantástica Fábrica de Leite”: Problematizando o Discurso de Apoio à Amamentação
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-152X.75568Palavras-chave:
Aleitamento Materno, Discursos, Gestação.Resumo
Os cuidados com a amamentação, seja durante o pré-natal ou pós-parto, são foco de discursos das políticas direcionadas à mulher e fazem parte dos cuidados médicos e sociais, conforme orientação do Ministério da Saúde, tendo como principal justificativa a diminuição da morbidade e da mortalidade materna e infantil. Este artigo busca problematizar as políticas de apoio à mulher durante o ciclo gravídico puerperal no contexto de uma instituição filantrópica que oferece o serviço de assistência pré-natal. Para realizar o estudo, optou-se pela pesquisa-intervenção, sendo realizadas oficinas, previamente agendados com as gestantes. Nas discussões com as participantes, apontamos as falas trazidas por essas mulheres sobre como se sentiam e os discursos dos profissionais de saúde conforme relatados por elas. Para análise, embasamo-nos nas reflexões Foucaultianas para debater como o discurso apresentado pelas gestantes se conecta às políticas públicas a elas dirigidas neste momento e como delas se distancia. Conclui-se que os discursos atuam gerando determinados modelos relacionados ao aleitamento materno e à função como mãe. O controle do corpo, a influência da mídia e o julgamento social atravessam as práticas de atendimento das gestantes e produzem referência de como devem ser mães.
Downloads
Referências
Almeida, J. A. G. (1999). Amamentação: um híbrido natureza-cultura. Rio de Janeiro, RJ: FIOCRUZ.
Almeida, J.A., Novak, F.R.(2004). Amamentação: um híbrido natureza-cultura. Jornal de Pediatria, 80(5), 119-25.
Azevedo, S.D.R.(2013). Formação discursiva e discurso em Michel Foucault. Filogenese, 6(2), 148-162. Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/FILOGENESE/saraazevedo.pdf
Brasil. Ministério da saúde. Secretaria executiva (2002). Programa Nacional de Humanização do Parto: Humanização no pré-natal e nascimento. Brasília.
Brasil, Ministério da Saúde (2004a). Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes. Brasília.
Brasil, Ministério da Saúde. (2004b). Humaniza SUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília.
Brasil, Ministério da Saúde (2005). Pré-natal e Puerpério: atenção qualificada e humanizada - manual técnico. Brasília.
Costa, T., Stotz, E.M., Grynszpan, D,. Souza, M.C.B. (2006). Naturalização e medicalização do corpo feminino: o controle social por meio da reprodução. Interface – Comunicação,, Saúde, Educação, 10(20), 363-80.
Faleiros, F. T. V,. Trezza, E. M. C., Carandina, L. (2006). Aleitamento materno: fatores de influência na sua decisão e duração. Revista Nutrição, 19(5),623-630.
Fischer, R.M.B. (2001). Foucault e a Análise do Discurso em Educação. Caderno de Pesquisa. [online], 114, 197-223.
Foucault, M. (1979). Microfísica do poder. Rio de Janeiro, RJ: Graal.
Foucault, M. (1988). História da Sexualidade I: Vontade de Saber Fazer. Rio de janeiro, RJ: Graal.
Foucault, M. (1997). A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária.
Foucault, M. (2011). Ditos & Escritos VII: Arte, epistemologia, filosofia e história da medicina. Trad. Vera Lucia Avellar Ribeiro. São Paulo, SP: Martins Fontes.
Goulart, B.N.G., Chiari, B.M. (2010). Humanização das práticas do profissional de saúde – contribuições para reflexão. Ciencia & Saúde Coletiva. [online], 15(1), 255-268.
Joca, M. T., Barros, S. K. S., Oliveira, R. L., Monteiro, A. M., Pinheiro, A. K. B. (2005). Fatores que contribuem para desmame precoce. Revista da Escola Ana Nery de Enfermagem, 9(3), 365-64.
Medeiros, P. F.(2008). Políticas da vida: entre saúde e mulher. Tese de Doutorado. Curso de Pós-graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica do Rios Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
Moura, S. S. R. (2003). Maternidade e práticas de saúde: o instituído e o possível. Dissertação de Mestrado. Curso de Pós-graduação em Psicologia. Faculdade de Ciências e Letras de Assis, Assis, SP.
Orlandi, O. (1985). Teoria e prática do amor à criança: Introdução à Pediatria Social no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar.
Souza, L. A. F., Sabatine, T. T., Magalhães, B. R.(2011) Michel Foucault: sexualidade, corpo e direito. Marília: Oficina Universitária; São Paulo, SP: Cultura Acadêmica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
IMPORTANTE: a carta de declaração de direitos deverá ser submetida como documento suplementar.