Medicalização da vida: Doença, Transtornos e Saúde Mental / Medicalization of life: Disease, Disorders and Mental Health

Autores

  • Nina Isabel Soalheiro Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz
  • Flavio Sagnori Mota Estudante graduação em Psicologia Universidade Estadual do Rio de Janeiro/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.49807

Palavras-chave:

medicalização, DSM, saúde mental, psicofármicos.

Resumo

O artigo aborda o tema da medicalização, partindo de uma contextualização histórica das concepções de diagnóstico e tratamento do sofrimento mental pela medicina psiquiátrica para destacar alguns marcos de mudança ao longo do tempo. Retomamos o ideal humanista da medicina mental e a apropriação da loucura pela razão psiquiátrica para refletir sobre as sucessivas transformações nos critérios de classificação da psiquiatria e seus efeitos sociais. Buscando correlações entre passado e presente, procuramos dar evidência ao papel social do diagnóstico em saúde mental e à multiplicação e difusão das suas categorias – em especial através do DSM - para refletir sobre uma possível mercantilização do sofrimento psíquico em um contexto de forte medicalização da sociedade.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nina Isabel Soalheiro, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/ Fiocruz

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985), especialização em Saúde Mental pela Escola de Saúde de Minas Gerais (1995), mestrado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Fundação Oswaldo Cruz (1998) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (2003). Já atuou na implantação de projetos de saúde mental na saúde pública em vários municípios de Minas Gerais, na Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, na Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, desenvolvendo atividades de gerência, supervisão e assistência em serviços de saúde mental e atenção psicossocial. Atualmente é colaboradora do Laboratório de Pesquisas em Saúde Mental/ LAPS/ Ensp/ Fiocruz e Professora/Pesquisadora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz.

Flavio Sagnori Mota, Estudante graduação em Psicologia Universidade Estadual do Rio de Janeiro/UERJ

Formou-se no ensino médio pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - EPSJV, unidade técnico científica da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ, em 2012. Foi bolsista de iniciação científica do CNPQ – PIBIC Ensino Médio. Atualmente cursa graduação em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2014-12-05

Como Citar

Soalheiro, N. I., & Mota, F. S. (2014). Medicalização da vida: Doença, Transtornos e Saúde Mental / Medicalization of life: Disease, Disorders and Mental Health. Revista Polis E Psique, 4(2), 65–85. https://doi.org/10.22456/2238-152X.49807

Edição

Seção

Artigos