Desdobrando a Teoria Ator-Rede: Reagregando o Social no trabalho de Bruno Latour

Autores

  • Zuleika Köhler Gonzales PPG Psicologia Social e Institucional UFRGS
  • Carlos Baum PPG Psicologia Social e Institucional UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.36550

Palavras-chave:

Teoria Ator-Rede, Sociologia da Ciência, Estudos Científicos

Resumo

Apresentamos aqui, o último lançamento da obra latouriana em língua portuguesa, o livro Reagregando o Social – uma introdução à teoria Ator-Rede. Procuramos em um primeiro momento, situar este trabalho no conjunto da obra no chamado campo dos Estudos Científicos, uma área de pesquisas e produção de conhecimento que toma o próprio pensar e fazer científico como objeto de estudos, sobretudo, a partir dos postulados da ciência moderna. Para tanto, pontuamos neste conjunto, o que Latour considerou os três principais elementos críticos na produção do conhecimento a partir da modernidade: o construcionismo, a naturalização e a socialização e, articulamos cada um destes elementos às edições bibliográficas do autor. No segundo momento, focalizamos a problematização do autor sobre a socialização no livro Reagregando o Social e, em como ele retraçou a rede das associações em um elenco de tarefas e advertências dirigidas àqueles que, por ventura, queiram enveredar-se no caminho das proposições e procedimentos da ANT (teoria Ator-Rede).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zuleika Köhler Gonzales, PPG Psicologia Social e Institucional UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS. Membro do Núcleo E-Politcs/UFRGS coordenado pela Profª Drª Neuza M. F. Guareschi.

Carlos Baum, PPG Psicologia Social e Institucional UFRGS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da UFRGS.

Downloads

Publicado

2013-07-12

Como Citar

Gonzales, Z. K., & Baum, C. (2013). Desdobrando a Teoria Ator-Rede: Reagregando o Social no trabalho de Bruno Latour. Revista Polis E Psique, 3(1), 142. https://doi.org/10.22456/2238-152X.36550

Edição

Seção

Artigos