A Forma Empresa Nos Programas De Pós-Graduação: Docentes, Empreendedorismo De Si E Capital Humano

Autores

  • Luiza Almeida Leal Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Betina Hillesheim Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.131534

Resumo

As pós-graduações stricto sensu correspondem aos programas de mestrado e doutorado acadêmicos e/ou profissionais e a agência estatal de financiamento, regulação e controle – CAPES – é responsável pela sua avaliação. Nos últimos anos, os critérios quantitativos de produção acadêmica foram intensificados como parâmetros para a classificação. O presente texto discute os efeitos dessa lógica avaliativa sobre os modos de subjetivação das/os professoras/es de um programa de mestrado da área da Psicologia, inspirando-se na cartografia e utilizando o diário de campo como ferramenta de produção de dados. Discute-se como, apesar do produtivismo e da sobrecarga de trabalho, as/os professoras/es relatam prazer com o trabalho que realizam. Além disso, mesmo no período da pandemia da Covid-19, houve a manutenção do ritmo de trabalho, inclusive com aumento da carga.  Dessa forma, evidencia-se uma busca constante por investimento em si, (re)produzindo uma forma empresa, a qual é marcada pelo acirramento competitivo da lógica empresarial.

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Publicado

2024-06-24

Como Citar

Almeida Leal, L., & Hillesheim, B. . (2024). A Forma Empresa Nos Programas De Pós-Graduação: Docentes, Empreendedorismo De Si E Capital Humano. Revista Polis E Psique, 14, e024001. https://doi.org/10.22456/2238-152X.131534

Edição

Seção

Artigos