Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar na carta de intenções/encaminhamento que precede a folha de identificação.

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (doc).

  • Todos os endereços "URL" no texto (ex.:http://pkp.sfu.ca) estão ativos.

  • O texto está em espaço duplo, em fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, com parágrafos alinhados à esquerda, tabelas e figuras no exato local do corpo do manuscrito. O manuscrito segue as normas da Revista com relação ao número de páginas para cada categoria de artigo A página deve ser do tamanho A4 (21 x 29,7cm), com todas as margens iguais a 2,5 cm. Caso haja subdivisões no texto, recomenda-se no máximo três níveis de intertítulos. Veja Diretrizes para o Autor.

  • O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as Diretrizes para o Autor, encontradas na seção "Sobre" a revista. O manuscrito está de acordo com as normas técnicas da American Psychological Association: Publication Manual of the American Psychological Association (6ª edição).

  • O nome do autor foi removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do MS Word, e em qualquer outra parte do manuscrito enviado à revista, a não ser na carta de apresentação e folha de rosto identificada (que deve ser submetida como Documento Suplementar).

  • O cadastro para autor e coautor(es) está respondido com clareza e de forma completa.

  • Não há identificação dos autores em forma de autocitação, tampouco na apresentação de números de pareceres de Comitês de Ética (tais elementos serão inseridos após o processo editorial). O parecer deverá ser enviado como Documento Suplementar no ato da submissão do manuscrito.

Diretrizes para Autores

Normas gerais para submissões

A Revista Polis e Psique não cobra nenhuma taxa relativa ao processo editorial

 

Submissões online

As submissões devem ser feitas no seguinte endereço: https://seer.ufrgs.br/index.php/PolisePsique/login

 

Foco e escopo

Os textos publicados pela Polis e Psique devem: 1) dialogar de maneira crítica com a literatura e com os debates do presente relacionados com o tema abordado e não apenas arrolar textos e autores; 2) ser de natureza analítica com consistência e profundidade argumentativa e não somente uma descrição dos procedimentos e resultados produzidos; 3) apresentar contribuição inequívoca com relação ao campo de estudos ao qual o texto em apreciação pertence e ao campo epistemológico e metodológico no qual se situa.

A partir de 2017 a Revista passou a publicar artigos a partir de três eixos temáticos: 1) Clínica, Subjetividade e Política; 2) Políticas Públicas e Produção de Subjetividade; 3) Redes sociotécnicas, Cognição e Comunicação.

 

Periodicidade

A Revista publica quadrimestralmente.

 

Língua

Aceitamos submissões em Português, Inglês e Espanhol.

 

Originalidade

Todos os manuscritos devem ser originais e inéditos.

 

Tipo de arquivo

O manuscrito deve ser submetido no formado doc ou docx. Os documentos suplementares devem ser submetidos em formato PDF.

 

Modalidades de texto

Neste periódico são aceitos para apreciação: artigos originais de relatos de pesquisa, ensaios teóricos, relatos de experiência, resenhas e entrevistas. A Revista conta com seguintes seções:

Artigos (15-25 páginas): relatos de pesquisas originais ou ensaios teóricos dentro das temáticas abarcadas pelo escopo da revista.

Relatos de experiências (15-20 páginas): relatos de pesquisa ou de experiência profissional metodologicamente apropriadas; textos que descrevem novos métodos ou intervenções serão também considerados.

Resenhas (5-10 páginas): revisão crítica de obra recém publicada, orientando o (a) leitor (a) quanto às suas características e usos potenciais.

Entrevistas (5-10 páginas): entrevista com autores, pesquisadores e autoridades no campo acadêmico, político, social e cultural que tenham contribuições significativas nas suas áreas de competência e trabalho.

 

IMPORTANTE: o número total de páginas deve ser contado a partir da introdução até o final das referências, de modo que não se incluem na contagem a página de título, tampouco as páginas dos resumos.

 

Contribuição dos(as) autores(as)

Ao final do manuscrito deve-se informar a participação de cada autor(a) nas etapas de construção do artigo. A natureza da participação pode ser:

  • Concepção;
  • Coleta de dados;
  • Análise de dados;
  • Elaboração do manuscrito;
  • Revisão do conteúdo intelectal;
  • Aprovação final do manuscrito.

 

Financiamento

É de responsabilidade dos(as) autores(as) a existência de fontes de financiamento do estudo do qual provém o manuscrito. Essa informação deve ser feita no final do artigo.

 

Consentimento para o uso de imagens

Deve-se informar, quando necessário, a existência de consentimento escrito de participantes que tenham suas imagens utilizadas na concepção do artigo.

 

Aprovação, ética e consentimento

Deve-se informar os parâmetros éticos que autorizaram a realização do estudo do qual provém o manuscrito.

 

Parâmetros de publicação da Revista

A Revista tem periodicidade quadrimestral, ou seja, publica três números por ano. Serão publicados doze artigos originais por número, podendo ser incluídos relatos de experiência, resenhas e entrevistas, de autores(as) nacionais e estrangeiros. Cada volume terá, no mínimo, publicações de dois países, cinco estados brasileiros e oito instituições.

 

Cada autor(a) terá somente um artigo publicado por ano. O tempo para a realização de uma nova publicação deve ser de, no mínimo, 1 ano depois do último artigo publicado. O tempo médio de processamento dos manuscritos é de 6 meses, considerando, ainda, o tempo entre as datas de submissão e de decisão final de 12 meses. A Revista Polis e Psique, no quadriênio 2017-2020, está classificada como B1, na área de avaliação da Psicologia. Para informações atualizadas sobre o Qualis do Periódico, sugere-se consultar a Plataforma Sucupira.

 

Processo Editorial

É imprescindível que o manuscrito submetido à Revista Polis e Psique seja original e não esteja em avaliação ou publicado em outro veículo de divulgação.

A Revista Polis e Psique realiza uma primeira averiguação dos arquivos submetidos. Nessa averiguação, a Equipe verifica se o manuscrito cumpre rigorosamente todas as normas de formatação estabelecidas pela Revista, bem como confere se todos os documentos suplementarem também foram anexados no ato da submissão. Os artigos em desconformidade são rejeitados imediatamente e os(as) autores(as) são notificados(as), tendo os(as) mesmos(as) que realizar uma nova submissão após a correção dos itens em desconformidade. Havendo reincidência, a Revista Polis e Psique se resguarda ao direito de rejeitar e arquivar a nova submissão inadequada.

É de responsabilidade itegral dos(as) autores(as) a correta formatação segundo as normas da Revista assim como a revisão ortogramatical do manuscrito.

Os textos recebidos eletronicamente que estiverem de acordo com as normas da Revista e que forem considerados como potencialmente publicáveis por Polis e Psique são encaminhados pela Equipe Editorial para Editores(as) Associados(as) ou para avaliadores(as) ad hoc (double blind peer review). Os(as) Editores(as)  realizam o encaminhamento de trabalhos de suas áreas de especialidade a avaliadores ad hoc e Conselheiros.

 

Diretrizes Gerais de Submissão do Artigo

Todos(as) os(as) autores(as) e coautores(as) devem estar devidamente cadastrados em nosso site para a realização da submissão dos artigos.

 

O cadastro dos (as) autores (as) deve estar completo e atualizado no site da Revista.

Uma das exigências no cadastro é a inserção do ORCID. Os(as) autores(as) que não possuam o registro podem realizá-lo no site https://orcid.org/signin. Posteriormente, basta copiar o ORCID iD (Ex.: https://orcid.org/0000-000-0000-000X) disponibilizado pela plataforma e inseri-lo no campo do cadastro destinado a ele. Caso a plataforma da Revista informe problema na autenticação, sugere-se retirar a letra 'S' de 'https', deixando apenas o 'http' (Ex.: http://orcid.org/0000-000-0000-000X) e salvar novamente.

Toda e qualquer dúvida sobre o processo editorial deve ser enviada ao contato de email da Revista.

 

O processo editorial só terá início se o encaminhamento do artigo obedecer às condições abaixo. Caso contrário, o manuscrito será devolvido para adequação às normas, inclusão de documentos ou outros elementos necessários.

 

Os(as) autores(as) devem se certificar de que o arquivo do manuscrito submetido para avaliação esteja sem qualquer forma de identificação, inclusive nas citações, informações sobre o CEP e referências. Caso o manuscrito contenha informações que permitam identificar os(as) autores(as), o artigo será devolvido, a submissão será arquivada e um novo processo de submissão deverá ser feito, pelos(as) autores(as), após adequação. No editor de texto o seguinte caminho deve ser realizado para remover as informações pessoais dos arquivos: arquivo -> verificar se há problemas -> inspecionar documento -> inspecionar -> propriedades do documento e informações pessoais -> remover tudo -> salvar.

 

IMPORTANTE: autores(as) que, por ventura, citem trabalhos de sua autoria no corpo do manuscrito, devem suprimir as informações correspondentes ao trabalho na primeira fase de submissão. Isto é: para identificar essas citações os(as) autores(as) devem citar e referenciar da seguinte forma: Autor(a), (ano) tanto nas citações no corpo do texto, quanto nas Referências. Nas referências, tais indicações de autoria devem aparecer antes das demais, logo no início da lista de referências. Essas informações serão acrescentadas pelos(as) próprios(as) autores(as) na versão final do artigo, antes da publicação. Os(as) autores(as) serão responsáveis pela correta informação de citações e referências.

 

A Revista Polis e Psique adota as normas de publicação da APA: "Publication Manual of the American Psychological Association (6ª edição)". A omissão de informação no detalhamento que se segue implica que prevalece a orientação da APA.

Os textos poderão ser redigidos em português, espanhol, francês ou inglês.

Até o presente momento, a Revista aceita submissões de artigos escritos na linguagem gendrada. Destacamos, entretanto, que estamos acompanhando de maneira próxima as discussões sobre a linguagem neutra e as publicacões em periódicos científicos.

Para um guia rápido em Língua Portuguesa (Brasil), consulte a Adaptação do Estilo de Normalizar de Acordo com as Normas da APA. Para exemplos de seções do manuscrito (em inglês), sugere-se Psychology With Style: A Hypertext Writing Guide (for the 6th edition of the APA Manual).

 

Forma e preparação dos artigos

Um template está disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1ObLes9RmzOz7cKZJ3Ujy-4k4HXLkNSYo?usp=sharing 

Importante: deve-se fazer o download dos templates e, posteriormente, preencher para submeter em pdf na plataforma da Revista. Não se deve preencher os documentos no google docs, uma vez que qualquer pessoa com o link poderá acessar o template.

 

Configuração da página: Tamanho A4 (21 x 29,7cm).

 

Fonte: Times New Roman, tamanho 12, ao longo de todo o arquivo (incluindo Folha de Rosto, Resumo, Corpo do Texto, Referências, Anexos, etc.).

 

Margens: 2,5 cm em todos os lados (superior, inferior, esquerda e direita).

 

Espaçamento: espaço duplo ao longo de todo o arquivo (incluindo Folha de Rosto, Resumo, Corpo do Texto, Referências, Anexos, etc.).

 

Alinhamento: esquerda.

 

Recuo da primeira linha do parágrafo: 1,25cm (não utilizar o recurso "tab", utilizar a régua no editor de texto).

 

Numeração das páginas: no canto direito na altura da primeira linha de cada página.

 

Endereços da internet: todos os endereços "URL" (links para a internet) no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) deverão estar ativos, acessíveis e atualizados.

 

Ordem dos elementos do arquivo: Folha de rosto sem identificação, Resumo, Abstract e Resumen (inicie cada um deles em uma página. Não utilize o recurso de quebras de página), Corpo do Texto (introdução, desenvolvimento "método, procedimentos, apresentação, produção e análise dos dados", considerações finais), Referências (a partir da introdução, não é preciso iniciar uma nova página para os itens do desenvolvimento do texto), Notas de fim, Anexos, Tabelas e Figuras.

Os subtítulos podem ser adaptados ao campo epitemológico e metodológico ao qual o estudo pertence. Entretanto, é preciso explicitar de maneira consistente a descrição, análise e problematização tanto das questões teóricas quanto dos procedimentos metodológicos adotados.

 

Documentos Suplementares

Cada um dos documentos suplementares deve ser submetido em folha própria. 

Como submeter os documentos suplementares: https://drive.google.com/file/d/1K0_NiUp3mB3J_v9FLAMJYpWRkD2XpDYU/view?usp=sharing

 

Os templates dos documentos suplementares estão disponíveis emhttps://drive.google.com/drive/folders/1tgP5Gd6rMJxdtWSfzyKCaYQ0IMwAVoRx?usp=sharing

Importante: os documentos suplementares devem ser submetidos em PDF. Estes são os únicos documentos que devem ser identificados com as informações dos(as) autores(as).

A. Carta de Intenção/Encaminhamento: O(a) autor(a) principal submeterá uma carta assinada por todos(as) os(as) coautores(as) explicitando sua intenção de submeter a contribuição à Revista.

B. Folha de rosto identificada: O(a) autor(a) principal submeterá uma Folha de rosto com todas as informações, inclusive sobre os(as) coautores(as)

 

O documento original do artigo submetido para apreciação deve conter, em arquivo único e sem qualquer forma de identificação, os seguintes elementos na ordem como são apresentados:

 

A. Folha de rosto sem identificação: Título original (máximo 10 palavras) e título compatível em inglês e espanhol. Não utilizar quebras de página no documento do manuscrito.

 

B. Resumos em português, inglês e espanhol: Parágrafos com, no máximo, 150 palavras. A palavra Resumo deve estar escrita na primeira linha, centralizada e em negrito (o mesmo de ser empregado para as palavras Abstract Resumen ). Os resumos em inglês e espanhol devem ser fiéis ao resumo em português, porém, não uma tradução "literal" do mesmo. Ou seja, as traduções devem preservar o conteúdo do resumo, mas também adaptar-se ao estilo gramatical das línguas. A Revista Polis e Psique tem como procedimento padrão fazer a revisão final dos resumos, reservando-se o direito de corrigi-los, se necessário. Os resumos são itens de fundamental relevância para o seu trabalho, pois em caso de publicação estará disponível em todos os indexadores da Revista.

 

C. Ao fim de cada Resumo, deve-se listar no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave em português (com cada letra inicial das palavras em maiúscula e as palavras separadas por ponto e vírgula). O mesmo deve ser feito para o Abstract e Resumen . Este é mais um elemento fundamental dos trabalhos científicos, uma vez que é pelas palavras-chave que os buscadores realizam a correta identificação dos trabalhos nas pesquisas realizadas pelos (as) leitores (as).

 

D. Corpo do Texto: Não é necessário colocar título do manuscrito nessa página. Os eventuais subtítulos presentes no corpo do texto não precisam começar em páginas separadas. Todos os títulos devem estar centralizados e ter a primeira letra de cada palavra em letra maiúscula (por exemplo, Resultados, Método e Discussão, em artigos empíricos). Os subtítulos das subseções devem estar em itálico e ter a primeira letra de cada palavra em letra maiúscula.

 

E. As palavras Figura, Tabela e Anexo que aparecerem no texto devem ser escritas com a primeira letra em maiúscula e acompanhadas do número (Figuras e Tabelas) ou letra (Anexos) ao qual se referem. Os locais sugeridos para inserção de figuras e tabelas deverão ser indicados no texto. A utilização de expressões como "a Tabela acima" ou "a Figura abaixo" não devem ser utilizadas porque no processo de editoração a localização das mesmas pode ser alterada. As normas não incluem a denominação de Quadros ou Gráficos, apenas Tabelas e Figuras.

 

F. Sobre o uso de Sublinhados, Itálicos e Negritos: Use itálico para palavras ou expressões que constituam "estrangeirismos", como self, locus, etc., e sublinhado para outras palavras que intencione destacar. Reserve negritos para os títulos.

 

G. Dê sempre crédito aos(às) autores(as) e às datas de publicação de todos os estudos referidos. Todos os nomes de autores(as) cujos trabalhos forem citados devem ser seguidos da data de publicação. Todos os estudos citados no texto devem ser listados na seção de Referências.

 

H. Anexos: Evite. Somente devem ser incluídos se contiverem informações consideradas indispensáveis. Os anexos devem ser apresentados cada um em uma nova página. Os Anexos devem ser indicados no texto e apresentados no final do manuscrito, identificados pelas letras do alfabeto em maiúsculas (A, B, C, e assim por diante), se forem mais de um.

 

I. Notas de Rodapé: Devem ser evitadas sempre que possível. No entanto, se não houver outra possibilidade, devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto e apresentadas como notas de fim. O título (Notas) aparece centralizado. Recue a primeira linha de cada nota de fim em 1,25cm e numere-as conforme as respectivas indicações no texto.

 

J. Tabelas: Devem ser elaboradas em Word (.doc) ou Excel. No caso de apresentações gráficas de tabelas, use preferencialmente colunas, evitando outras formas de apresentação como pizza, etc. Nestas apresentações evite usar cores. Cada tabela começa em uma página separada. A palavra Tabela é alinhada à esquerda na primeira linha abaixo do cabeçalho e seguida do número correspondente à tabela. Dê um espaço duplo e digite o título da tabela à esquerda, em itálico e sem ponto final, sendo a primeira letra de cada palavra em maiúsculo. Apenas a primeira letra da primeira palavra e de nomes próprios deve estar em maiúsculo.

 

K. Figuras: Devem ser apresentadas no local exato em que devem aparecer no corpo do texto e serem editáveis.

 

L. Não utilizar, em nenhuma hipótese, quebras de página.

 

Citações e Referências

Os exemplos abaixo auxiliam na organização de seu manuscrito, mas certamente não esgotam as possibilidades de citação em seu trabalho. Utilize o Publication Manual of the American Psychological Association (2010, 6ª edição) para verificar as normas para outras referências. A correta formatação do manuscrito é de responsabilidade dos(as) autores(as).

 

- Citação de artigo de autoria múltipla

  • Artigo com dois autores: cite os dois nomes sempre que o artigo for referido.
  • Artigo com três a cinco autores: cite todos os autores na primeira referência; da segunda referência em diante utilize sobrenome do primeiro autor seguido de "et al." e da data, caso seja a primeira citação no parágrafo.
  • Artigo com seis ou mais autores: cite apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de "et al." e da data. Porém, na seção de Referências todos os nomes dos autores deverão ser relacionados.

 

- Citações de obras antigas e reeditadas

Utilize o seguinte formato: Autor (data de publicação original / data de publicação consultada).

 

- Citação secundária

Trata-se da citação de um artigo discutido em outra publicação consultada, sem que o original tenha sido utilizado. Por exemplo: "Piaget (1932, citado por Flavell, 1996) ...". Na seção de referências citar apenas a obra consultada (no caso, Flavell, 1996).

 

NOTA: Citações com menos de 40 palavras devem ser incorporadas no parágrafo do texto, entre aspas. Citações com mais de 40 palavras devem aparecer sem aspas em um parágrafo no formato de bloco, com cada linha recuada 1,25 cm da margem esquerda. Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais figuras, tabelas ou outras ilustrações devem ter permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução. A permissão deve ser endereçada ao autor do trabalho submetido. Os direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância. A citação direta deve ser exata, mesmo se houver erros no original. Se isso acontecer e correr o risco de confundir o leitor, acrescente a palavra [sic], sublinhado e entre colchetes, logo após o erro. Omissão de material de uma fonte original deve ser indicada por três pontos (...). A inserção de material tais como comentários ou observações, deve ser feita entre colchetes. A ênfase numa ou mais palavras deve ser feita com fonte sublinhada, seguida de [grifo nosso].

 

Atenção: Não use os termos apud, op. cit, id. ibidem, e outros. Eles não fazem parte das normas da APA.

Abreviações em Latim: Use as seguintes abreviações de Latim apenas em texto entre parêntesis; em texto sem parêntesis, use a tradução em português destes termos: cf. = compare; i.e. = isto é ; e.g. = por exemplo; viz. = ou seja; etc. = e assim por diante; vs. = versus, contra.

 

Referências

 

Apenas as obras consultadas e mencionadas no texto devem aparecer nesta seção; isto é: todas as obras/documentos citados devem ser referenciados. Continue utilizando espaço duplo e não deixe um espaço extra entre as citações.

As referências devem ser citadas em ordem alfabética pelo sobrenome dos autores, de acordo com as normas da APA (veja alguns exemplos abaixo). Utilize o Publication Manual of the American Psychological Association (2010, 6ª edição) para verificar as normas não mencionadas aqui.

Em casos de referência a múltiplos estudos do mesmo autor, utilize ordem cronológica, ou seja, do estudo mais antigo ao mais recente desse autor. Nomes de autores não devem ser substituídos por travessões ou traços.

 

Exemplos de referências:

 

a)      Periódicos: publicações regulares de revistas, jornais e boletins informativos.

 

Exemplo de documento sem doi

 

Autor, A. A., Autor, B. B. & Autor, C. C. (ano). Título do documento. Título do periódico, volume(número), página inicial – página final. Recuperado de (link direto do documento).

 

Exemplo de documento com doi

 

Autor, A. A., Autor, B. B. & Autor, C. C. (ano). Título do documento. Título do periódico, volume(número), página inicial – página final. doi: (inserir o doi do documento).

 

b)      Artigo de Revista

 

Autor, A. A., Autor, B. B. & Autor, C. C. (ano, mês). Título. Nome da Revista, volume (número), página inicial – página final. Recuperado de (link direto do documento).

 

c)      Artigo de Jornal

Autor, A. A., Autor, B. B. & Autor, C. C. (ano, dia e mês). Título. Nome do Jornal. Recuperado de (link direto do documento).

 

d)     Livros

Autor, A. A. (ANO). Título: subtítulo se houver. Cidade, País: Editora.

 

e)      Livro em formato eletrônico

1) Autor, A. A. (ANO). Título: subtítulo se houver. Cidade, País: Editora. Recuperado de (link direto do documento).

2) Autor, A. A. (ANO). Título: subtítulo se houver [versão Adobe Digital Editions]. doi: inserir doi.

3) Autor, A. A. (ANO). Título: subtítulo se houver. Recuperado de (link direto do documento).

 

f)       Capítulo de livro

Autor, A. (ano). Título: subtítulo se houver. In A. Autor & B. Autor (Org.), Título do livro: subtítulo se houver (pp. XX – XX). Cidade, País: Editora.

 

g)      Autor corporativo, relatório governamental.

Nome mais alto da organização, Departamento/Setor secundário. (ano). Título: subtítulo se houver. Recuperado de (link direto do documento).

 

h)      Encontros e simpósios

  • Simpósios

Debatedor, A. A., Debatedor, B.B. & Debatedor, C.C. (Ano, mês). Título da contribuição: subtítulo se houver. In E. E. Coordenador da mesa, Título do Simpósio: subtítulo se houver. Nome da Instituição que organizou o simpósio, Cidade, Estado, País.

 

  • Trabalhos apresentados ou pôster

Apresentador, A. A. (Ano, mês). Título do trabalho: subtítulo se houver. Trabalho/pôster apresentado na sessão “nome da sessão” no evento “nome do evento”, organizado por “nome da instituição promotora do evento”, Cidade, Estado, País.

 

i)        Teses e dissertações

1) Autor, A. A. (ano). Título da tese: subtítulo se houver (Dissertação de Mestrado/Tese de doutorado). Nome da Instituição, Cidade, Estado, País. Recuperado de (link direto do documento).

2) Autor, A. A. (ano). Título da tese: subtítulo se houver (Dissertação de Mestrado/Tese de doutorado). Recuperado de (link direto do documento).

 

j)        Meios audiovisuais

Filmes

Produtor, A. A. (Produtor), & Diretor, B. B. (Diretor). (ano). Título do filme: subtítulo se houver. Cidade de origem: Estúdio.

 

Gravação musical

Autor, A. (ano do copyright). Título da música [Gravado por B. B. Artista, quando diferente do autor]. In Título do Álbum [mídia de gravação: CD, Disco, fita cassete, etc.]. Cidade, Estado, País: Selo. (Data de gravação se diferente da data do copyright da música).

 

Vídeo

Autor, A./ou Instituição. (ano). Título do vídeo: subtítulo se houver. Recuperado de (link direto do documento).

 

Podcast

Autor, A. (ano, dia e mês). Título: subtítulo se houver [áudio podcast]. Recuperado de (link direto do documento).

 

k)      Documentos jurídicos

Estatuto

Nome da lei. Número da Lei. (ano). Instituição regulamentadora. Recuperado de (link direto do documento).

 

Projeto de lei/Lei.

Título [se pertinente], número da lei ou resolução, disposição da Lei ou projeto, Instituição regulamentadora. (ano). Recuperado de (link direto do documento).

 

-- Importante: Demais itens não indicados nestes exemplos devem ser consultados diretamente no Manual da APA 6ª edição.

 

Check list da Submissão

 

- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar na carta de apresentação que precede a folha de identificação.

 

- Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word (doc).

 

- Todos os endereços "URL" no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativos.

 

- O texto está em espaço duplo, fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, com parágrafos alinhados à esquerda, com anexos, tabelas e figuras no final do corpo do manuscrito, após as referências, com sinalização no corpo do texto indicando onde devem ser inseridos. O manuscrito segue as normas da Revista com relação ao número de páginas para cada categoria de artigo A página deve ser do tamanho A4 (21 x 29,7cm), com todas as margens iguais a 2,5 cm. Caso haja subdivisões no texto, recomenda-se no máximo três níveis de intertítulos. Veja Diretrizes para o Autor.

 

- O texto segue os requisitos de formatação da revista segundo as Diretrizes para o Autor, encontradas na seção "Sobre" a revista. O manuscrito está de acordo com as normas técnicas da American Psychological Association: Publication Manual of the American Psychological Association (2010, 6ª edição).

 

- O nome do autor foi removido em "Propriedades do documento", opção do menu "Arquivo" do MS Word, e em qualquer outra parte do manuscrito enviado para apreciação pela revista (Excetuando-se os documentos suplementares nos quais as informações sobre os autores é utilizada somente pelo Corpo Editorial da Revista e não disponibilizados aos avaliadores).

 

Autores(as) são potenciais pareceristas

Todo o processo de avaliação por pares depende da disponibilidade de pareceristas para a avaliação dos manuscritos.

Diante disso, ao submeter um artigo para apreciação, os(as) autores(as) e coautores(as), desde que doutores(as), são automaticamente cadastrados em nosso banco de pareceristas, atualizando e ampliando nossa base de dados.

Essa atividade técnica é de fundamental importância para a qualificação e garantia de qualidade na produção de conhecimento. Desse modo, ressaltamos a importência do papel de parecerista para os periódicos científicos, ressaltando que não são realizadas quaisquer formas de pagamento pela contribuição realizada. Em retribuição ao parecer emitido, a Revista Polis e Psique envia uma declaração de parecerista ad hoc para o(a) avaliador(a) ao final da submissão do parecer.

Artigos

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Número especial: “Corpos, cidades e hospitalidades”

Esta chamada é para artigos de pesquisa que enfocam reflexões sobre os desafios contemporâneos de inclusão e exclusão em tempos de pandemia. As discussões dos artigos devem considerar esses processos nas diferentes formas de problematizar as relações entre corpos, cidades e hospitalidade. O objetivo da chamada do número especial é aproximar investigações que articulem, de forma cada vez mais ampla, disciplinas e instituições de modo a responder não apenas localmente a essas problemáticas, mas globalmente no sentido de entender que são problemáticas que constituem diferentes espaços, especialmente o Sul Global. Desse modo, se direciona para a qualificação das análises e, sobretudo, para os impactos desses processos sociais de esquadrinhamento das formas de produção e precarização da vida na contemporaneidade, produzidos no/e pelo Sul Global, a partir de estudos decoloniais e pós-coloniais.

Em particular, serão recebidos trabalhos que considerem problemas ligados a processos de segmentaridade, inclusão-exclusão ou precarização na dinâmica da saúde, economia, crises ecológicas e outros associados à necessidade de reconhecimento para a sua transformação. Embora o apelo não se limite a estas questões, serão valorizadas as que ligam a atual dinâmica global, ligada às crises na saúde e na economia, na sua expressão no Sul Global.

Os artigos devem ser enviados até o dia 15 de setembro para a Revista, com a indicação de submissão para o número especial e apontando na introdução qual a relação com a temática proposta. Os artigos devem ser formatados seguindo as regras de submissão da Revista.

Política de Privacidade

Todos os nomes e endereços fornecidos à Revista Polis e Psique serão utilizados exclusivamente para os serviços referentes aos processos editoriais, não sendo informados a terceiros ou para outras finalidades.