Medicalização e normalização da sociedade
DOI:
https://doi.org/10.22456/2238-152X.93406Keywords:
Medicalização, Biopoder, Norma, Sociedade, Governo.Abstract
Este artigo é um ensaio temático e teórico sobre as práticas de medicalização, a partir das análises de Michel Foucault sobre poderes e saberes da disciplina e da biopolítica, em um campo da bio-história e da normalização da sociedade. O texto apresenta alguns aspectos que sustentam processos de medicalização por meio da racionalidade patologizadora dos corpos e das relações sociais, culturais e subjetivas. A docilização da existência e a gerência da vida passaram a fazer parte dos cálculos no biopoder, se tornando dispositivos de governo das condutas, na sociedade contemporânea. Governar a vida em nome da expansão da mesma e do aumento da saúde implica um ato permanente de organizar os corpos e a saúde deles, de acordo com os critérios do Estado sobre saúde.
Downloads
References
BOARINI, Maria Lúcia. A formação do psicólogo. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 12, n. 2, p. 443-444, maio/ago. 2007.
CAMARGO JR. Kenneth Rochel de. As armadilhas da “concepção positiva de saúde”. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 1, n. 76, p. 63-76, 2007.
CANDIOTTO, César. Verdade e diferença no pensamento de Michel Foucault. Kriterion. Belo Horizonte, n. 115, p. 203-217, jun/2007.
CASTRO, Edgar. Vocabulário de Foucault. Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores. Trad.: Ingred Müller Xavier; revisão técnica Alfredo Veiga-Neto e Walter Omar Kohan. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
COLLARES, C. L., MOYSÉS, M. A. A. Desnutrição e fracasso escolar: uma relação tão simples? Revista da ANDE v.5, p. 56-62, 1982.
______. A Transformação do Espaço Pedagógico em Espaço Clínico (A Patologização da Educação). São Paulo, FDE, 25-31, 1994. Série Ideias (23).
______. A história não contada dos distúrbios de aprendizagem. Caderno Cedes (28), 31-48, 1992.
COSTA, Sylvio de Sousa Gadelha. Governamentalidade neoliberal, Teoria do Capital Humano e Empreendedorismo. Revista Educação e Realidade, v.2, n.34, p. 171-186, mai/ago. 2009.
DELEUZE, Gilles. Conversações. Trad.: Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2008.
EWALD, François. Foucault: a norma e o direito. Trad.: António Fernando Cascais. Lisboa: Veja, 1993.
FARHI NETO, LEON. Biopolíticas: as formulações de Foucault. Florianópolis: Cidade Futura, 2010.
______. O quê é a crítica. Trad.: Antônio C. galdino. Cadernos da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. UNESP, Marília, 2000c, v.9, n.1.
______. A ordem do discurso: Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad.: Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Loyola, 2004a.
______. O nascimento da clínica. Trad.: Roberto Machado. 6.ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004b.
______. O uso dos prazeres e as técnicas de si. In: Manoel Barros da Mota (Org.). Ética, sexualidade e política. Trad.: Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004c (Ditos e Escritos, Vol. V).
______. História da sexualidade I: A vontade de saber. Trad.: Maria Tereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 17. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2005a.
______. Em defesa da Sociedade: curso no Collège de France (1975-1976). Trad.: Maria Ermantina Galvão. 25. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005b.
______. Diálogo sobre o poder. In: Manoel Barros da Mota (Org.). Estratégia, poder, saber. Trad.: Vera Lúcia Avellar Ribeiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006 (Ditos e Escritos, Vol. IV).
______. O nascimento da medicina social. In: Microfísica do poder. Org. e Trad.: Roberto Machado. 25. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2008a.
______. A polícia da saúde no século XVIII. In: Microfísica do poder. Org. e Trad.: Roberto Machado. 25. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2008b.
______. Segurança, Território e População. Trad.: Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008c.
______. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad.: Raquel Ramalhete. 35. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008d.
______. Sobre a história da sexualidade. Microfísica do Poder. Org. e Trad. Roberto Machado. 25ª. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2008g.
______. Nascimento da biopolítica. Eduardo Brandão (Trad.). São Paulo: Martins Fontes, 2008h.
______. A casa dos loucos. In.: Microfísica do Poder. Org. e Trad. Roberto Machado. 25ª. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2008i.
______. Os anormais: Curso no Collège de France (1974-1975). Trad.: Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010a.
______. O sujeito e o poder. In: RABINOW, Paul & DREYFUS, Hubert. Michel Foucault: uma trajetória filosófica para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010b.
______. A hermenêutica do sujeito: curso dado no Collège de France (1981-1982). Trad.; Márcio Alves da Fonseca; Salma Tannus Muchail. 3ª ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010c.
______. O estilo da história [1984]. In.: Arte, epistemologia, Filosofia e História da Medicina. Coleção: Rio de Janeiro: Forense Universitária. (Ditos e Escritos VII), 2011a.
______. Crise da Medicina ou crise da Antimedicina. In.: Arte, epistemologia, Filosofia e História da Medicina. Coleção: Rio de Janeiro: Forense Universitária. (Ditos e Escritos VII), 2011b.
______. A incorporação do hospital na tecnologia moderna. In.: Arte, epistemologia, Filosofia e História da Medicina. Coleção: Rio de Janeiro: Forense Universitária. (Ditos e Escritos VII), 2011c.
______. Bio-história e bio-política. In.: Arte, epistemologia, Filosofia e História da Medicina. Coleção: Rio de Janeiro: Forense Universitária. (Ditos e Escritos VII), 2011d.
_______. O quê são as luzes? In.: Arte, epistemologia, Filosofia e História da Medicina. Coleção: Rio de Janeiro: Forense Universitária. (Ditos e Escritos VII), 2011e.
______. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: Nau, 2013.
GADELHA, Sylvio. (Bio)política, democracia, pluralismo e educação: dilemas que demandam uma politização outra.In.: Biopolítica, arte de viver e educação. Pedro Angelo Pagni, Sinésio Ferraz Bueno, Rodrigo Pelloso Germano (Orgs.). Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.
GALINDO, Dolores; LEMOS, Flávia Silveira; RODRIGUES, Renata Vilela. A vida como biocapital – futuros biológicos, uma aposta dos bancos privados de células-tronco de cordão umbilical no Brasil. Athena Digital, v. 2, n. 14, p. 255-274, julho. 2014.
GUARIDO, Renata. A medicalização do sofrimento psíquico: considerações sobre o discurso psiquiátrico e seus efeitos na Educação. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.1, p. 151-161, jan./abr. 2007.
LEMOS, Flávia Cristina Silveira. A medicalização da educação e da resistência no presente: disciplina, biopolítica e segurança. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP, v. 18, n. 3, set./dez. 2014.
______; CRUZ, Franco Farias; SOUZA, Giane Silva. Medicalização da produção da diferença e racismo em algumas práticas educativas pacificadoras. Revista Profissão Docente, Uberaba, v.14, n.30, p.7-20, jan./jun. 2014.
MARTINS, André. Biopolítica: o poder médico e a autonomia do paciente em uma nova concepção de saúde. Revista Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.8, n.14, p.21-32, fev. 2004.
MONTEIRO, Helena Rego. Medicalização da vida escolar. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2006.
ORTEGA, Francisco; ZORZANELLI, Rafaela. Corpo em evidência: a ciência e a redefinição do humano. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. (Coleção Contemporânea).
PETERS, Michael. Governamentalidade neoliberal e educação. In.: Sujeito da educação: estudos foucaultianos. Tomaz Tadeu da Silva (Org.), 5ª. ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2002.
POPKEWITZ, Thomas S. História do Currículo, regulação social e poder. In.: O sujeito da educação: estudos foucualtianos. Tomaz Tadeu da Silva (Org.). 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
RABINOW, Paul; ROSE, Nikolas. O conceito de biopoder hoje. Política e trabalho, Revista de Ciências Sociais, n. 24, abril, 2006, p. 27-57.
VEIGA-NETO, Alfredo. O currículo e seus três adversários: os funcionários da verdade, os técnicos do desejo, o fascismo. In.: Para uma vida não-fascista. Margareth Rago e Alfredo Veiga-Neto (Org.). Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. (Coleção Estudos Foucaultianos).
VEYNE, Paul. O inventário das diferenças – história e sociologia. São Paulo: Editora Brasiliense, 1983.
VEYNE, Paul. Foucault revoluciona a história. In: Como se escreve a história. Trad.: Alda Baltar e Maria Auxiliadora Kneipp. 4. ed. Brasília: UNB, 2008.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Statement
Authorship Responsibility:
First author: ______________________________________________________________________
Manuscript title:___________________________________________________________________
Manuscript Number:________________________________________________________________
Co-author(s) identification (in the order that they should appear in the manuscript):____________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
1. Author Statement of Responsibility: - By this statement I guarantee, that in case of multiple authors, they read and agreed with the terms of this statement, granting me, through their written authorization, the right to sign this statement on their behalf; - Certify that it is an original and unpublished work, that neither, partially or totally, any other work with substantially similar content, of my authorship, was published or is being considered for publication elsewhere, electronically or printed; - Certify that, if requested, I will provide or cooperate in obtaining the information data on which the article was based, for examination by the editors; - Certify that all authors have participated sufficiently in this work, holding also the public responsibility for their content. In case of articles with more than six authors, the statement must specify the type(s) of participation(s) of each author, as specified below: - It is certify that In this work, (1) I, significantly contributed to the design, planning, collection and/or analysis and interpretation of data; (2) significantly contributed to the manuscript draft and/or in the critical revision of the content, (3) Participated effectively in the approval of the final version of the manuscript.
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
Signature (on behalf of all authors):
________________________________________________________________________________
Date:____________________________________________________________________________
Copyright Transfer:
It is stated that, in case of recommendation for publication (acceptance) of the manuscript, I agree that its copyrights shall become the exclusive property of the journal Polis e Psique, implying the prohibition of any form of reproduction, totally or partially, in any other part or means of divulgation, printed or electronic, without the request of a prior authorization that, if obtained, I will provide the proper acknowledgment to the Polis e Psique Journal from Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Signature (on behalf of all authors):
________________________________________________________________________________
Date: