Biopoder e práticas reguladoras do uso de drogas no Brasil: Algumas análises de projetos de lei

Autores

  • Artur Barbedo do Nascimento Couto Psicólogo/UFPA. Mestrando em Psicologia/UFPA. Conselheiro CRP10.
  • Flavia Cristina Silveira Lemos Psicóloga, Mestre em Psicologia e Doutora em História (UNESP). Profa. adjunta III em Psicologia Social na graduação e na Pós-graduação em Psicologia (UFPA).
  • Mariane Batista Bittencourt Couto Padagoga/UFPA. Estudante do nono semestre de Psicologia/UFPA. Bolsista de IC/CNPQ.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.43680

Palavras-chave:

Biopoder, Política sobre drogas, Racismo.

Resumo

O presente artigo visa analisar a prática do biopoder acionada pela internação compulsória de usuários de drogas e pelas propostas de projeto de lei referentes a essa maneira de governar os corpos e segmentos da população. Pensar o dispositivo de segurança articuladamente à medicalização e criminalização na política sobre drogas é relevante na atualidade, sobretudo em tempos em que a internação passa a ser usada indiscriminadamente em defesa da sociedade e para disciplinar os corpos indóceis à lógica empresarial da vida e à mercantilização da saúde. Operar a crítica à medicalização e à jurisdicionalização do cotidiano no plano do uso de substâncias legais e ilegais implica em trazer para o campo analítico um analisador acerca da política de subjetivação no tempo presente em que vivemos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Barbedo do Nascimento Couto, Psicólogo/UFPA. Mestrando em Psicologia/UFPA. Conselheiro CRP10.

Psicólogo/UFPA. Mestrando em Psicologia UFPA. Coordenador da Frente Estadual Drogas e Direito Humanos. Conselheiro CRP10.

Flavia Cristina Silveira Lemos, Psicóloga, Mestre em Psicologia e Doutora em História (UNESP). Profa. adjunta III em Psicologia Social na graduação e na Pós-graduação em Psicologia (UFPA).

Faculdade de Psicologia/IFCH (UFPA). Coordenadora do Programa de Pós-graduação em psicologia (UFPA). Conselheira titular no CFP (gestão 2011-2013).

Mariane Batista Bittencourt Couto, Padagoga/UFPA. Estudante do nono semestre de Psicologia/UFPA. Bolsista de IC/CNPQ.

Padagoga/UFPA. Estudante do nono semestre de Psicologia/UFPA. Bolsista de IC/CNPQ.

Downloads

Publicado

2014-04-02

Como Citar

Couto, A. B. do N., Lemos, F. C. S., & Couto, M. B. B. (2014). Biopoder e práticas reguladoras do uso de drogas no Brasil: Algumas análises de projetos de lei. Revista Polis E Psique, 3(2), 132–150. https://doi.org/10.22456/2238-152X.43680

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)