Pesquisa documental com relatórios da UNESCO, de 1990 a 2010, sobre os direitos ao esporte, ao lazer e à cultura de crianças e adolescentes, no Brasil

Autores

  • Flavia Cristina Silveira Lemos Psicóloga, Mestre em Psicologia e Doutora em História (UNESP). Profa. adjunta IV em Psicologia UFPA. Bolsista de produtividade em pesquisa CNPQ-PQ2.
  • Camila de Almeida Ferreira Psicóloga/UFPA. Educadora física/UEPA.
  • Leila Cristina da Conceição Santos Almeida Doutoranda em Educação/UFPA.
  • Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira Professor adjunto IV em Psicologia do Trabalho/UFPA.

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.49431

Palavras-chave:

práticas da UNESCO, políticas públicas, criança e adolescente, esporte, lazer e cultura

Resumo

Este artigo busca analisar as práticas de esporte, lazer e cultura que têm tido visibilidade, no Brasil, de diversas formas, especialmente voltadas para crianças e adolescentes, no âmbito dos direitos e das atuações de organizações mundiais. Considerando a incidência e a legitimidade internacional da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), no país, este trabalho, uma pesquisa histórica e documental, objetiva descrever e analisar, através do método histórico-genealógico baseado em Michel Foucault, as práticas da UNESCO, no Brasil, de 1990 a 2010, a respeito do direito ao esporte, lazer e cultura de crianças e adolescentes. Os resultados apresentam o levantamento de literatura das temáticas do estudo: história e direitos da criança e do adolescente; cultura, esporte e lazer; sociedade contemporânea e mecanismos de segurança; políticas públicas frente à UNESCO e ECA, relacionando-as com as propostas de práticas da UNESCO por meio da descrição e análise de relatórios elaborados por esse órgão. É relevante problematizar as práticas, no Brasil, para realizar questionamentos como contribuição para a sociedade, sem cristalizar verdades. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flavia Cristina Silveira Lemos, Psicóloga, Mestre em Psicologia e Doutora em História (UNESP). Profa. adjunta IV em Psicologia UFPA. Bolsista de produtividade em pesquisa CNPQ-PQ2.

Profa. no depto de psicologia social/UFPA. Bolsista de produtividade em pesquisa CNPQ PQ2.

Camila de Almeida Ferreira, Psicóloga/UFPA. Educadora física/UEPA.

Psicóloga/UFPA. Educadora Física/UEPA.

Leila Cristina da Conceição Santos Almeida, Doutoranda em Educação/UFPA.

Mestre em Psicologia/UFPA. Doutoranda em Educação/UFPA.

Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, Professor adjunto IV em Psicologia do Trabalho/UFPA.

Professor adjunto IV em Psicologia do Trabalho/UFPA.

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

Lemos, F. C. S., Ferreira, C. de A., Almeida, L. C. da C. S., & Oliveira, P. de T. R. de. (2016). Pesquisa documental com relatórios da UNESCO, de 1990 a 2010, sobre os direitos ao esporte, ao lazer e à cultura de crianças e adolescentes, no Brasil. Revista Polis E Psique, 6(2), 186–203. https://doi.org/10.22456/2238-152X.49431

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)