Humanização, psicologia e riso: produção de liberdade e processos de subjetivação

Autores

  • Tiago Cassoli Universidade Federal de Goiás/ Professor Adjunto

DOI:

https://doi.org/10.22456/2238-152X.64004

Palavras-chave:

práticas de humanização, psicologia, risos, processos de subjetivação, estratégias de poder

Resumo

Proponho problematizar a produção de processos de subjetivação por uma análise foucaultiana de racionalidades políticas que programam intervenções em hospitais com palhaços. Discursos que justificam e legitimam estas ações são tomados como fontes e, para analisá-los, dois eixos foram eleitos: a história das políticas e práticas de humanização e a história da relação entre a psicologia e o riso. A relação entre estes eixos evidencia-se na descrição de uma estratégia de poder que busca produzir sua própria crítica, ao incitá-la em suas práticas discursivas, e ao criar intervenções que parodiam suas próprias práticas. Estratégia que visa produzir processos de subjetivação e justifica-se no princípio de liberdade, criando uma razão binária que busca separar e colocar em relação de oposição os elementos poder e liberdade. Questiono, enfim, esta oposição ao eleger nas análises o palhaço como agente tático das políticas de humanização, que faz liberar em suas ações sentimentos e risos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Cassoli, Universidade Federal de Goiás/ Professor Adjunto

Professor de graduação e pós-graduação em Psicologia Social/Institucional da Universidade Federal de Goiás - UFG/Regional Jataí e Goiânia. Realizou graduação (2001) em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP e Doutorado (2012) em Psicologia e Sociedade na mesma universidade. Mestrado (2006) em Psicologia-Estudos da Subjetividade pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Atualmente coordena o Laboratório de Psicologia Social os projetos de extensão universitária: Práticas Sociais em Análise e Fórum sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade, ambos pensados a partir da Análise Institucional e da Pesquisa Intervenção, vinculados, ainda, ao projeto de pesquisa Psicologia e Processos de Normatização/Normalização na Saúde que possui a genealogia de Michel Foucault como perspectiva de análise.

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

Cassoli, T. (2016). Humanização, psicologia e riso: produção de liberdade e processos de subjetivação. Revista Polis E Psique, 6(2), 109–133. https://doi.org/10.22456/2238-152X.64004

Edição

Seção

Artigos