PRÁCTICA DEPORTIVA, CULTURA Y POLÍTICA - DIÁLOGOS POSIBLES ENTRE LOS ESTUDIOS DEL DEPORTE, LOS ESTUDIOS AFRICANOS Y LOS ESTUDIOS POSTCOLONIALES

Autores/as

  • Victor Andrade Melo UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.17510

Palabras clave:

Deportes. Historia del Siclo XX. África. Colonialismo. Cultura.

Resumen

Este artículo tiene por objetivo discutir posibles diálogos entre los estudios del deporte, los estudios africanos y los estudios postcoloniales. El intuito es levantar posibilidades de investigación y llamar la atención sobre los nuevos temas. Al final, se concluye que considerar la discusión que se presenta parece ser una alternativa interesante para llenar un vacío en nuestra producción, para lanzar nuevas miradas tanto sobre el deporte cuanto sobre la África, así como sobre la propia historia brasileña, hasta sobre lo que hoy llamamos imprecisamente de lusofonia.

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Biografía del autor/a

Victor Andrade Melo, UFRJ

É professor associado 4 da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde atua no Programa de Pós-Graduação em História Comparada/Instituto de História e no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, onde também leciona na graduação. É professor do Programa de Pós-Graduação em Estudos do Lazer/Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou estudos de pós-doutorado em Teoria Crítica da Cultura, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (sob supervisão de Heloísa Buarque de Hollanda); em História Social, na Universidade Federal Fluminense (sob supervisão de Daniel Aarão Reis); e em Educação, na Universidade Federal de Santa Catarina (sob supervisão de Alexandre Vaz). É bolsista de Produtividade de Pesquisa desde 2003 (atualmente nível 1D; 2014-2018). Foi agraciado em duas oportunidades com o auxílio Cientista de Nosso Estado/Faperj (2013-2016; 2017-2019), depois de ter sido por duas vezes Jovem Cientista do Nosso Estado/Faperj (2003-2005; 2009/2011). É coordenador do ?Sport?: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (www.sport.historia.ufrj.br) e membro do Laboratório de Estudos da Educação do Corpo (Labec/UFRJ). Já coordenou projetos de caráter internacional (com recursos do Programa Prosul/CNPq, com países da América do Sul, e do Programa CPLP/CNPq, com países da África). Foi dirigente de entidades científicas nacionais (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer) e internacionais (Red Iberoamericana de Animación Sociocultural e Fórum Permanente de Tiempo Libre y Recreación). As ênfases das suas pesquisas são: História do Esporte, da Educação Física, do Lazer e das Práticas Corporais; História da Educação; Estudos do Lazer e da Animação Cultural; e Estudos Culturais.

Publicado

2011-05-15

Cómo citar

MELO, V. A. PRÁCTICA DEPORTIVA, CULTURA Y POLÍTICA - DIÁLOGOS POSIBLES ENTRE LOS ESTUDIOS DEL DEPORTE, LOS ESTUDIOS AFRICANOS Y LOS ESTUDIOS POSTCOLONIALES. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 155–173, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.17510. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/17510. Acesso em: 25 jun. 2025.

Número

Sección

Artículo Original