ENSINO DAS LUTAS: DOS PRINCÍPIOS CONDICIONAIS AOS GRUPOS SITUACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.9743Palavras-chave:
Artes marciais, educação. EsportesResumo
Este estudo buscou classificar e identificar princípios comuns no ensino das Lutas. Para tal foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com professores e mestres em diferentes modalidades. Após a Análise de Conteúdo dos dados, percebemos que as Lutas dispõem de princípios condicionais (contato proposital, fusão ataque/defesa, oponente/alvo, imprevisibilidade e regras) determinantes para a compreensão e leitura de sua dinâmica interna. Desta forma, foi possível classificar as Lutas com base em denominadores comuns transferíveis (grupos situacionais), passíveis de serem ensinados antes da prática especializada, visando o desenvolvimento global do aluno e não apenas a repetição descontextualizada de gestos técnicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
