O ENSINO DA LÓGICA DO JOGO DE VOLEIBOL: UMA PROPOSTA A PARTIR DO TEACHING GAMES FOR UNDERSTAND E DO USO DE TECNOLOGIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.90766

Palavras-chave:

Voleibol. Tecnologia da Informação. Ensino. Esportes.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar a utilização do Teaching Games for Understand (TGfU) e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como recursos didáticos no processo de iniciação esportiva do voleibol. Optou-se por uma abordagem qualitativa e a realização de duas etapas: um levantamento diagnóstico com professores de voleibol para identificar as dificuldades táticas dos alunos; elaboração e implementação de uma Unidade Didática em turma de iniciação. Os resultados indicaram que as TIC – em especial a filmagem – em conjunto com o modelo TGfU contribuíram para alcançar os objetivos de ensino, em especial para a compreensão dos elementos táticos do jogo. Concluiu-se que mesmo com dificuldades vivenciadas no decorrer das aulas, muitos alunos adquiriram capacidade de jogar intencionalmente de acordo com os princípios táticos ensinados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2020-02-11

Como Citar

SARRUGE, C. L.; GINCIENE, G.; IMPOLCETTO, F. M. O ENSINO DA LÓGICA DO JOGO DE VOLEIBOL: UMA PROPOSTA A PARTIR DO TEACHING GAMES FOR UNDERSTAND E DO USO DE TECNOLOGIAS. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26006, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.90766. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/90766. Acesso em: 26 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais