O ENSINO DA LÓGICA DO JOGO DE VOLEIBOL: UMA PROPOSTA A PARTIR DO TEACHING GAMES FOR UNDERSTAND E DO USO DE TECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.90766Palavras-chave:
Voleibol. Tecnologia da Informação. Ensino. Esportes.Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo analisar a utilização do Teaching Games for Understand (TGfU) e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) como recursos didáticos no processo de iniciação esportiva do voleibol. Optou-se por uma abordagem qualitativa e a realização de duas etapas: um levantamento diagnóstico com professores de voleibol para identificar as dificuldades táticas dos alunos; elaboração e implementação de uma Unidade Didática em turma de iniciação. Os resultados indicaram que as TIC – em especial a filmagem – em conjunto com o modelo TGfU contribuíram para alcançar os objetivos de ensino, em especial para a compreensão dos elementos táticos do jogo. Concluiu-se que mesmo com dificuldades vivenciadas no decorrer das aulas, muitos alunos adquiriram capacidade de jogar intencionalmente de acordo com os princípios táticos ensinados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-02-11
Como Citar
SARRUGE, C. L.; GINCIENE, G.; IMPOLCETTO, F. M. O ENSINO DA LÓGICA DO JOGO DE VOLEIBOL: UMA PROPOSTA A PARTIR DO TEACHING GAMES FOR UNDERSTAND E DO USO DE TECNOLOGIAS. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26006, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.90766. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/90766. Acesso em: 3 jun. 2023.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
