O QUESTIONAMENTO COMO FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA TOMADA DE DECISÃO DE ESTUDANTES EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

Autores

  • Vicente María Gaspar Gil Universidade de Extremadura
  • Fernando Del Villar Álvarez Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Universidade Rey Juan Carlos
  • Alba Práxedes Pizarro Faculdade de idiomas e educação Universidade de Nebrija
  • Alberto Moreno Domínguez Faculdade de Ciencias do Desporto Universidade de Extremadura http://orcid.org/0000-0003-0112-9394

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.86547

Palavras-chave:

Tomada de decisão. Ensino fundamental. Basquetebol.

Resumo

O principal objetivo do estudo foi analisar o efeito de um programa de ensino centrado na compreensão, baseado no questionamento, na tomada de decisões nas ações de passe e do lançamento, numa unidade didática de basquetebol no ensino fundamental. Participaram 37 alunos com idades compreendidas entre 11 e 12 anos. A variável independente foi o programa de intervenção baseado no modelo Teaching Games for Understanding (TGfU). A variável dependente de tomada de decisão foi avaliada através da observação sistemática. Os resultados mostraram que, após a intervenção, os alunos que receberam o questionamento durante o desenvolvimento das atividades de treino melhoraram sua tomada de decisão em relação aos alunos que não o receberam. Esses resultados mostram a necessidade de incluir esse modelo pedagógico nos programas de ensino nos níveis superiores do ensino fundamental.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente María Gaspar Gil, Universidade de Extremadura

Professor de Educação Física

Fernando Del Villar Álvarez, Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais Universidade Rey Juan Carlos

Professor Catedrático 

Universidade Rey Juan Carlos

Alba Práxedes Pizarro, Faculdade de idiomas e educação Universidade de Nebrija

Professor Assistant

Universidade de Nebrija

Alberto Moreno Domínguez, Faculdade de Ciencias do Desporto Universidade de Extremadura

Professor Contratado Doctor

Universidade Extremadura

Publicado

2019-05-26

Como Citar

GASPAR GIL, V. M.; DEL VILLAR ÁLVAREZ, F.; PRÁXEDES PIZARRO, A.; MORENO DOMÍNGUEZ, A. O QUESTIONAMENTO COMO FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA TOMADA DE DECISÃO DE ESTUDANTES EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25028, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.86547. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/86547. Acesso em: 4 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais