HÁBITOS FÍSICO-DESPORTIVOS DOS ADOLESCENTES DE CASTILLA E LEÓN
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.71852Palavras-chave:
Estereótipos de gênero. Hábitos físico-desportivos. Agentes de socialização.Resumo
O objetivo da investigação é identificar os hábitos físico-desportivos de jovens adolescentes de Castilla e León (Espanha); contrastando como as diferenças físicas foram utilizadas para justificar a heteronormatividade e os estereótipos em função do sexo. Especificamente foi analisado o nível de prática, motivações e preferências por determinadas práticas em função do sexo, e a influência da família e dos meios de comunicação. Levou-se a cabo uma metodologia quantitativa utilizando com técnica de obtenção de dados por pesquisa e programa estatístico SPSS para posterior codificação e análise de dados. Os resultados mostram menor prática físico-desportiva por parte das mulheres adolescentes, a reprodução de papéis e estereótipos de gênero, assim como uma falta de referências esportivas femininas consolidadas. Tudo isso nos leva a concluir que continua havendo desigualdade entre ambos os sexos no âmbito da prática físico-desportiva entre os jovens de Castilla e León.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
