O FUTEBOL NOS BARES DE BELO HORIZONTE: O TORCER EM UMA CIDADE BOÊMIA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.65778Palavras-chave:
Futebol. Atividades de lazer. Antropologia cultural.Resumo
Esta pesquisa objetivou analisar e discutir o torcer em bares de Belo Horizonte. Para isso, entendeu o torcer como importante manifestação de lazer da população belo-horizontina, assim como a frequência aos inúmeros bares da capital mineira. Utilizamos as anotações em caderno de campo e entrevistas, a partir da inspiração etnográfica. A pesquisa mostrou que a transmissão das partidas nos bares é importante para os comerciantes, uma vez que têm a margem de lucro aumentada em dias de jogos. Foi possível observar que o encontro e a sociabilização com outros torcedores, a formação de vínculo com os proprietários e o consumo de bebida alcoólica são os principais fatores que levam as pessoas a torcer nos bares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
