O FRACASSO DA SELEÇÃO BRASILEIRA/2014 RETRATADO PELA FOLHA DE S. PAULO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.65087Palavras-chave:
Artigo de jornal. Futebol. Sociologia.Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar a cobertura da Folha de S. Paulo sobre a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 relacionada à seleção brasileira. O recorte foi realizado no período de 12 de maio a 13 de agosto de2014. A partir das unidades de significados, chegamos às seguintes categorias: “Otimismo, a pátria de chuteiras”; “Vai Brasil! E o desempenho?”; “Descontrole emocional”; “Perde-se o ídolo”; “Fracasso”; “Procurando culpados”. Por fim, concluímos que as reportagens de cunho esportivo sempre foram permeadas por questões sociais e políticas, pois o jornal, mesmo tendo modificado seus agendamentos, constantemente diferenciando seus discursos diante da inconstância do futebol brasileiro, não os desvincula de seus objetivos de negócios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
