REDESCOBRINDO A GINÁSTICA ACROBÁTICA

Autores

  • Fernanda Merida Universidade São Judas Tadeu
  • Vilma Lení Nista-Piccolo Universidade São Judas Tadeu
  • Marcos Merida Universidade Presbiteriana Mackenzie.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.5755

Palavras-chave:

Ginástica Acrobática. Revisão de Literatura. Esportes, história

Resumo

Ginástica Acrobática é a mais jovem modalidade do universo ginástico competitivo, cuja prática apresenta grande valor pedagógico, embora tenha sido pouco estudada no ambiente acadêmico com poucos registros dos conhecimentos adquiridos por seus acrobatas e ginastas ao longo dos tempos. Este artigo de revisão tem como objetivo impulsionar o redescobrimento da Ginástica Acrobática, como objeto de estudos acadêmicos, prática esportiva e conteúdo da Educação Física escolar. Para isto, serão abordados o cenário da modalidade no mundo, o seu percurso histórico, suas características e especificidades e alguns princípios pedagógicos com base nos autores mais relevantes para o tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Merida, Universidade São Judas Tadeu

Profª Mestranda. Mestrado em Educação Física. Universidade São Judas Tadeu. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: fmerida@uol.com.br

 

Vilma Lení Nista-Piccolo, Universidade São Judas Tadeu

 Profª Doutora. Doutorado em Psicologia Educacional. Universidade São Judas Tadeu/ Metrocamp, São Paulo/Campinas, SP, Brasil. E-mail: vilma@nista.com.br 

 

Marcos Merida, Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Prof. Mestrando. Mestrado em Educação. Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo, SP, Brasil. E-mail: mmerida@mackenzie.com.br

Publicado

2008-09-04

Como Citar

MERIDA, F.; NISTA-PICCOLO, V. L.; MERIDA, M. REDESCOBRINDO A GINÁSTICA ACROBÁTICA. Movimento, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 155–180, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.5755. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/5755. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Ensaios