O TORCEDOR POR DETRÁS DO RÓTULO: CARACTERIZAÇÃO E PERCEPÇÃO DA VIOLÊNCIA DE JOVENS TORCEDORES ORGANIZADOS

Autores

  • Heloisa Helena Baldy dos Reis Universidade Estadual de Campinas
  • Felipe Tavares Paes Lopes Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.57150

Palavras-chave:

Violência. Futebol. Adolescente. Imprensa.

Resumo

Nesta pesquisa, buscamos caracterizar os jovens torcedores organizados quanto à sua idade, nível de instrução, estado civil e organização familiar. Buscamos, também, descrever e analisar sua percepção da violência no futebol, bem como da relação entre essa violência e a mídia esportiva. A fim de cumprir tais objetivos, adotamos uma metodologia quanti-qualitativa, que combinou pesquisas estatística, bibliográfica, documental e de campo. Entre outras coisas, os resultados obtidos sugerem que muitas das generalizações feitas pelos meios de comunicação dos referidos torcedores não encontram respaldo empírico

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Helena Baldy dos Reis, Universidade Estadual de Campinas

Professora do Programa de Pós-graduação da FEF/Unicamp. Profa. Livre Docente do Departamento de Ciências do Esporte da FEF/Unicamp.

Felipe Tavares Paes Lopes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. Pós doutor em Educação Física pela Unicamp/FAPESP.

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

REIS, H. H. B. dos; LOPES, F. T. P. O TORCEDOR POR DETRÁS DO RÓTULO: CARACTERIZAÇÃO E PERCEPÇÃO DA VIOLÊNCIA DE JOVENS TORCEDORES ORGANIZADOS. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 693–706, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.57150. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/57150. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais