SISTEMA DE MEDIÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CHILE E SUA INFLUÊNCIA NA REALIDADE ESCOLAR

Autores

  • Fernando Javier Rodriguez ESCUELA DE EDUCACIÓN FÍSICA, PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATÓLICA DE VALPARAÍSO
  • Daniel Alexis Estrada Coz Laboratorio de Motricidad Humana, Escuela de Educación Física, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile
  • Tomás Quezada Durán Laboratorio de Motricidad Humana, Escuela de Educación Física, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile.
  • Álvaro Andrés Tapia Guajardo Laboratorio de Motricidad Humana, Escuela de Educación Física, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile.
  • Carlos Humberto Valderrama Alvarado Laboratorio de Motricidad Humana, Escuela de Educación Física, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile.
  • Alberto Moreno Doña Laboratorio de Motricidad Humana, Escuela de Educación Física, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Chile.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.49693

Palavras-chave:

SIMCE. Condicionamento físico humano. Gestão de qualidade.

Resumo

O atual SIMCE-EF (Sistema de Medição da Qualidade da Educação Física) avalia os componentes da condição física que pouco tem a ver com os objetivos da disciplina de educação física. O objetivo deste trabalho é determinar a influência percebida pelos professores para as suas práticas educativas e do ambiente escolar, atribuídos à implementação do teste SIMCE-EF. Foram  entrevistados 17 professores de Educação Física, pertencentes a 100% do município de Viña del Mar (Chile) que se lhes aplicou o SIMCE-EF, nos anos de 2010, 2011 e 2012. Segundo os docentes, os resultados encontrados indicam que SIMCE-EF, não apresentam impacto no âmbito escolar. Este resultado poderia assegurar resultados em aplicações futuras, sempre que se avalie somente a condicao fisica em formato de estudo piloto.

 

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Publicado

2015-03-11

Como Citar

RODRIGUEZ, F. J.; COZ, D. A. E.; DURÁN, T. Q.; TAPIA GUAJARDO, Álvaro A.; ALVARADO, C. H. V.; DOÑA, A. M. SISTEMA DE MEDIÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO CHILE E SUA INFLUÊNCIA NA REALIDADE ESCOLAR. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 2, p. 435–448, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.49693. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/49693. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais