THE BODILY COMMUNICATION IN THE GAME GOALBALL

Authors

  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Júlia Elisa Albuquerque de Almeida Prefeitura Municipal de João Pessoa/PB
  • Djavan Antério Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.43323

Keywords:

Language. Goalball. Visually impaired persons.

Abstract

The present study analyzed body communication of visually impaired goalball athletes. It is a descriptive, qualitative and Barthesian-semiological study. The sample consisted of 22 male athletes. The final match of Brazil’s North-Northeast Championship of Goalball was recorded and analyzed. Results describe signifiers of the game’s moves at Expression Level, showing motion-perceptive wealth; at the Content Level, it describes multiple cognitive, emotional and sociocultural meanings of players’ movements. Goalball is found to be an educational game because, besides its coordination communication complexity, it allows players to expand their attention to their whole bodies.

 

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Author Biographies

Pierre Normando Gomes-da-Silva, Universidade Federal da Paraíba

Licenciado em Educação Física pela Centro de Ensino de João Pessoa - UNIPÊ (1989), Bacharel em Teologia pelo Instituto Teológico Cultural de Ensino - Faculdade de Teologia Avançada de São Paulo (1991), Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB (1993), mestre em Educação pela UFPB (1998), mestre em Teologia pela Faculdade de Ciências Teológicas do Rio de Janeiro (1996) e doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é Professor Associado da UFPB, Dept. de Educação Física, e prof. no Programa de Pós-Graduação em Educação Física Associado UPE/UFPB, líder do GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação- CNPq/CCS/UFPB e membro do Núcleo de Pesquisa em Educação e Psicanálise- EPSI. Desenvolve ensino, pesquisa e extensão na área de Educação Física, na linha de pesquisa Pedagogia da Corporeidade (Prática Pedagógica e Formação Profissional- PPGEF; Ensino Aprendizagem- PPGE), com projetos relacionados à linguagem do movimento, o jogo em sua complexidade, metodologias de ensino, saberes docentes e saúde integrativa. Pelo paradigma da corporeidade atua na interface: educação, teologia e saúde.

Júlia Elisa Albuquerque de Almeida, Prefeitura Municipal de João Pessoa/PB

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (2006); Especialista em Educação Física Escolar pelo Instituto Superior de Educação de Cajazeira (2007). Atualmente é professora da rede municipal de ensino de João Pessoa/PB e ddica-se a estudos que contemplam a prática de atividade física nas escolas e o jogo de Goalball.

Djavan Antério, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando e Mestre em Educação, graduado em Educação Artística e em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), é professor pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação (GEPEC) - Centro de Ciências da Saúde/UFPB. Dedica-se à pesquisas na área da Educação, enfatizando a Educação Física e a Arte no contexto educacional. Prioriza estudos voltados à formação e prática docente; às relações sócio-pedagógicas; à pedagogia da visualidade, com ênfase na inter-relação entre cinema e educação; e à pedagogia do movimento, realçando a ação comunicativa corporal. Atualmente compõe o quadro docente do Departamento de Educação Física (DEF/UFPB) e também do Departamento de Pedagogia (modalidade à distância/UFPB).

Published

2015-02-05

How to Cite

GOMES-DA-SILVA, P. N.; ALMEIDA, J. E. A. de; ANTÉRIO, D. THE BODILY COMMUNICATION IN THE GAME GOALBALL. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 25–40, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.43323. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/43323. Acesso em: 25 jun. 2025.

Issue

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