OLHAR PARA O CORPO QUE DANÇA - UM SENTIDO PARA A PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Valéria M.C. de Figueiredo Universidade Federal de Goiás
  • Maria da Consolação G.C.F. Tavares Unicamp
  • Silvana Venâncio Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2487

Palavras-chave:

Dança. Deficiência visual. Fenomenologia.

Resumo

Buscamos, neste trabalho, compreender o significado da Dança para pessoas portadoras de deficiência visual, na perspectiva de uma abordagem fenomenológica. Para isso, coletamos os discursos de 13 (treze) sujeitos que experimentam a vivência da Dança no presente momento de suas vidas. Não nos preocupamos com estilos prédeterminados de Dança, mas sim com a vivência e o olhar do sujeito em relação à sua experiência na Dança. A partir dos discursos coletados, orientados por nossa interrogação: "O que é isto, vivenciâr a Dança para você?", trilhamos nossos entendimentos e reflexões visando compreender o significado do corpo que dança com seus próprios olhares. De modo coerente com os fundamentos da pesquisa fenomenológica, procuramos encontrar uma perspectiva particular, em um determinado momento, e olhamos para o fenômeno situado, buscando aprofundar-nos na essência desse universo.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valéria M.C. de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás

Professora assistente da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás, mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Unicamp. FEF-UFG - Campus Samambaia, Caixa Postal 131 - CEP 74001-970-Goiânia-GO.

 

 

Maria da Consolação G.C.F. Tavares, Unicamp

Professora da Faculdade de Educação Física da Unicamp, doutora em Medicina Interna pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

Silvana Venâncio, Unicamp

Professora da Faculdade de Educação Física da Unicamp, doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp

Downloads

Publicado

2007-10-19

Como Citar

FIGUEIREDO, V. M. de; TAVARES, M. da C. G.; VENÂNCIO, S. OLHAR PARA O CORPO QUE DANÇA - UM SENTIDO PARA A PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA VISUAL. Movimento, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 65–73, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2487. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2487. Acesso em: 5 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais