Feministas, mulheres e esporte: questões metodológicas
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2914Palavras-chave:
Feminismo. Esportes. Eqüidade. Identidade de Gênero.Resumo
O artigo discute aspectos da perspectiva crítica particularmente relevante no debate sobre gênero: denúncia, “cotismo” e efeitos epistemológicos ou de conhecimento, a partir do debate instalado sobre a participação feminina no futebol. A escolha deste esporte se deu por sua importância na e para a cultura brasileira e, sobretudo, porque autoras e autores investiram criticando representações, práticas cujas formas de participação seriam controladas pelos homens. Conclui-se, observando, que além da crítica ou da denúncia à discriminação, baseada no ‘cotismo’, não há a emergência de novidades de conhecimento a partir da perspectiva de gênero.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
