“Gênero, Mulheres e Esporte”
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2896Palavras-chave:
Gênero. Mulheres. Esporte.Resumo
Esta resenha se propõe a apresentar aspectos destacados do livro “Gênero e Mulheres no Esporte: História das Mulheres nos Jogos Olímpicos Modernos” do Fabiano Pries Devide. Dialogando com diferentes perspectivas teóricas, o autor apresenta a trajetória das mulheres no esporte de rendimento, enfatizando lutas e conflitos num meio marcado pela hegemonia masculina. Perpassa todo o seu texto um convite aos profissionais que se interessam pela temática para que se debrucem sobre ela, investigando-a. Nessa direção, destaco que os estudos de gênero ancorados numa perspectiva pósestruturalista buscam desnaturalizar concepções e borrar fronteiras entre o feminino e o masculino no singular, enfatizando a constituição de mulheres e homens, feminilidades e masculinidades plurais, provisórias e cambiantes, inclusive no campo esportivo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
