Notas para uma compreensão sobre a relação entre esporte e educação física na escola

Autores

  • Ricardo de F. Lucena

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2846

Palavras-chave:

Esporte na escola. Ginástica. Educação Física

Resumo

o texto trata de duas questões básicas: A partir de que período podemos enxergar a presença do esporte no ambiente escolar? E, sob que propósito pensar a prática do esporte e da ginástica/educação física na escola? O pressuposto básico é que os mesmos elementos que moldam o gosto pela prática esportiva e que surgem no contexto social específico da segunda metade do século XIX e início do século XX no Brasil, vão subsidiar a argumentação pró ginástica na escola. Esses elementos estão baseados num processo crescente de diferenciação individual, na necessidade de refinamento das ações e numa autocensura abrangente. Nesse sentido, o esporte e a ginástica/educação física não são ações antagônicas mas complementares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-26

Como Citar

LUCENA, Ricardo de F. Notas para uma compreensão sobre a relação entre esporte e educação física na escola. Movimento, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 155–164, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2846. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2846. Acesso em: 28 ago. 2025.

Edição

Seção

Ensaios

Artigos Semelhantes

<< < 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 139 140 141 142 143 144 145 146 147 148 149 150 151 152 153 154 155 156 157 158 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.