Entre a Ciência e a Não-Ciência
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.2651Palavras-chave:
Ciência, critério de cientificidade, conhecimento.Resumo
Com a consolidação da ciência como princípio definidor da sociedade moderna, pensadores discutem os critérios delimitadores do saber científico em relação aos demais conhecimentos, ou seja, busca-se estabelecer os critérios de cientificidade, de demarcação entre ciência e não-ciência, para a partir daí, estabelecer quais saberes seriam significativos e quais deveriam ser desconsiderados pela sociedade. Para verificar a trajetória deste empreendimento, o objetivo deste trabalho é analisar como é definido e estabelecido este critério de demarcação do conhecimento científico, isto é, quais são os limites de definição entre o conhecimento considerado científico e outras formas de saber.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A autoria detém os direitos autorais sobre os manuscritos submetidos e concede à revista Movimento o direito de publicar os textos, de acordo com a política de licença aberta adotada pelo periódico.
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), seguindo o modelo de Acesso Aberto (Open Access), que permite o acesso virtual, sem restrição (incluindo as financeiras), a todos os textos científicos publicados pelo periódico.
Ao realizar a submissão do manuscrito, a autoria precisa declarar estar ciente das licenças de direitos autorais que entrarão em vigor caso o manuscrito seja aceito e publicado, conforme termos descritos abaixo:
- O acesso aberto é a condição em que a/o detentor/a dos direitos autorais de um trabalho acadêmico concede direitos de uso a terceiros usando uma licença aberta (Creative Commons Attribution, CC-BY);
- O acesso aberto é gratuito e imediato ao trabalho, autorizando qualquer usuária/o a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação, passá-los como dados para software ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.
A revista Movimento encoraja a autoria a autoarquivar os manuscritos aceitos, disponibilizando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais, mídias sociais acadêmicas e também em perfis pessoais, desde que seja incluída a referência completa à versão publicada no website do periódico e/ou na página da coleção SciELO.