MOVIMENTO: MATÉRIA-PRIMA E VISIBILIDADE DA DANÇA

Autores

  • Mônica Fagundes Dantas UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2300

Palavras-chave:

Dança. Técnica. Movimento.

Resumo

Este artigo procura discutir algumas questões referentes ao processo de criação em dança, enfocando, especificamente, a questão da transformação dos movimentos e gestos cotidianos em movimentos e gestos de dança, a partir da utilização de técnicas de movimento. Para tanto, optou-se pela fenomenologia como método de investigação, o que permitiu entremear, à elaboração dos conceitos, a experiência vivida em dança. Este estudo aponta para uma necessidade de compreensão da técnica, em dança, como um modo de fazer, como uma maneira de realizar os movimentos e de organizá-los segundo as intenções de quem dança e não enquanto um fator que se opunha à expressividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Fagundes Dantas, UFRGS

Professora auxiliar do Departamento de Ginástica e Recreação da Escola de Educação Física da UFRGS, mestre em Ciências do Movimento Humano pela ESEF/UFRGS.

Downloads

Publicado

1997-08-24

Como Citar

DANTAS, M. F. MOVIMENTO: MATÉRIA-PRIMA E VISIBILIDADE DA DANÇA. Movimento, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 51–60, 1997. DOI: 10.22456/1982-8918.2300. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2300. Acesso em: 3 dez. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.