ARTE MARCIAL E ESPORTE: UM ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE UMA EQUIPE DE JUDÔ DE PELOTAS –RS
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.19159Palavras-chave:
Lutas. Estudo etnográfico. Processo de esportivizaçãoResumo
Em meio à diversidade de significados que as lutas possuem, um dos aspectos que chama atenção é vê-las enquanto uma modalidade esportiva em ascendência na atualidade. Assim, com o objetivo de compreender os significados que são atribuídos às lutas por seus praticantes, realizamos um estudo etnográfico com uma equipe de judô da cidade de Pelotas/RS. Durante os oito meses de observações foi possível perceber que o judô praticado pelo grupo se encontra em um constante período de transformação de significados, que estabelecem vínculos às orientações culturais orientais e à racionalização da prática em função de um processo de esportivização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
