PROJETOS SOCIAIS ESPORTIVOS: VULNERABILIZAÇÃO E GOVERNO

Autores

  • Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Méri Rosane Santos da Silva FURG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.18150

Palavras-chave:

Projetos de Investimento Social . Esporte. Vulnerabilidade Social. Programas Governamentais

Resumo

Este texto analisa os projetos sociais esportivos em funcionamento na cidade do Rio Grande-RS. Partindo de interrogações sobre o “social” destes projetos, são abordadas algumas de suas dimensões como: a responsabilização da sociedade e do indivíduo, as possibilidades de intervenção em educação não-formal, e o processo de segmentação de uma população de indivíduos nominados como vulneráveis – vulnerabilização. Tais dimensões, neste estudo, constituem estes projetos sociais como estratégias e tecnologias de governamento dessas populações

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Alcântara Hecktheuer, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Atualmente é professor nível superior - Adjunto II da Fundação Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Esportes, atuando principalmente nos seguintes temas: esportes, educação física e políticas públicas. Doutorando do PPg Educação em Ciências- FURG. Pesquisador da Rede CEDES - Ministério do Esporte.

Méri Rosane Santos da Silva, FURG

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1981), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande, parecerista da Revista Brasileira de Ciências do Esporte e professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação Ambiental (FURG), em Educação em Ciências: química da vida e saúde (UFRGS), bem como do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Tem experiência na área de Educação Física e da Pedagogia, com ênfase nos estudos da corporeidade, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, educação física e educação .

Downloads

Publicado

2011-08-14

Como Citar

HECKTHEUER, L. F. A.; SILVA, M. R. S. da. PROJETOS SOCIAIS ESPORTIVOS: VULNERABILIZAÇÃO E GOVERNO. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 3, p. 115–132, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.18150. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/18150. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais