RESENHA DO LIVRO "SPORT, CULTURE AND ADVERTISING: IDENTITIES, COMMODITIES AND THE POLITICS OF REPRESENTATION" DE STEVEN J. JACKSON E DAVID L. ANDREWS

Autores

  • Bárbara Schausteck de Almeida Universidade Federal do Paraná
  • Juliana Vlastuin UFP
  • Wanderley Marchi Júnior Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.17071

Palavras-chave:

Esportes. Cultura. Publicidade como assunto

Resumo

A coletânea de Steven J. Jackson e David L. Andrews “Sport, Culture and Advertising: identities, commodities and the politics of representation” traz uma série de artigos que analisam peças publicitárias relacionadas ao esporte.  Ao entender a publicidade como um veículo de produção e reprodução de imaginários esportivos nacionais, os autores destacam as políticas de representação étnica, de gênero, classe social, deficiência e identidade em diferentes contextos de pesquisa pautados em suas relações com o consumo esportivo. Os textos trazem contribuições sobre problemáticas atuais e sinalizam que o uso do esporte na publicidade também reforça as dominações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Schausteck de Almeida, Universidade Federal do Paraná

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Paraná, Brasil). Também é membro do Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS) da UFPR e da Associação Latino-Americana de Estudos Sócio-culturais do Esporte (ALESDE).

LINK para o Currículo Lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4249980Y1

Juliana Vlastuin, UFP

Aluna do Doutorado em Sociologia da Universidade Federal do Paraná. Também é Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFPR, membro do Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS) da UFPR e da Associação Latino-Americana de Estudos Sócio-culturais do Esporte (ALESDE)

 

LINK para o Currículo Lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4771617J5

Wanderley Marchi Júnior, Universidade Federal do Paraná

Docente dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Educação Física da UFPR. Também é Coordenador do Centro de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade (CEPELS) da UFPR e Vice-Presidente da Associação Latino-Americana de Estudos Sócio-culturais do Esporte (ALESDE).

LINK para o Currículo Lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4797626Z6

Downloads

Publicado

2011-05-03

Como Citar

ALMEIDA, B. S. de; VLASTUIN, J.; MARCHI JÚNIOR, W. RESENHA DO LIVRO "SPORT, CULTURE AND ADVERTISING: IDENTITIES, COMMODITIES AND THE POLITICS OF REPRESENTATION" DE STEVEN J. JACKSON E DAVID L. ANDREWS. Movimento, [S. l.], v. 17, n. 4, p. 301–310, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.17071. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/17071. Acesso em: 17 ago. 2022.

Edição

Seção

Resenhas e Midias