Indústria do futebol e acumulação capitalista

um debate a partir da economia política da Premier League

Autores

  • Fernando Mascarenhas Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Brasilia, DF 0000-0003-0265-502X
  • Nadson Santana Reis Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Salvador, BA, Brasil
  • Marcelo Resende Teixeira Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3679-9809

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.140847

Palavras-chave:

Futebol, Indústria, Economia, Capitalismo

Resumo

O objetivo deste texto consiste em debater a produção capitalista do futebol no contexto daquela que é sua liga mais desenvolvida, a Premier League. A partir do método da economia política marxista, discute-se o regime de acumulação da Indústria do Futebol. Constata-se a incapacidade dos clubes da liga de produzirem mais valia e lucro, tendo sua economia dominada pela finança, na qual a acumulação se dá sob os imperativos da propriedade. Desta forma, conclui-se que é a mais valia produzida pelo setor audiovisual, quando repartida, que garante renda aos clubes. O futebol-espetáculo se sustenta como um negócio pela convergência de processos envolvidos na produção das mercadorias dia de jogo e audiência, tornando parceiros rentistas e corporações de mídia, dependentes da publicidade que, como função de venda, atua na aceleração da rotação de capitais externos à modalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Mascarenhas, Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Brasilia, DF

Doutorado em Educação Física

Referências

BOLAÑO, César. Indústria cultural, informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec; Polis, 2000.

BROHM, Jean Marie. Sociología politica del deporte. México: Fondo e Cultura Económica, 1982.

CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996.

CHESNAIS, François. A mundialização financeira: gênese, custos e riscos. São Paulo: Xamã, 1998.

COSTA, Fernando Nogueira da. Economia do futebol. Texto para Discussão, n. 452, jun. 2023. Disponível em: https://www.eco.unicamp.br/images/arquivos/artigos/TD/TD452.pdf. Acesso em: 14 mai. 2024.

DELOITTE. Annual Review of Football Finance 2023. Londres: Deloitte, 2023. Disponível em: https://www.deloitte.com/uk/en/services/financial-advisory/research/annual-review-of-football-finance-europe.html. Acesso em: 20 mai. 2024.

HARVEY, David. O enigma do capital: e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.

HARVEY, David. Os limites do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

KENNEDY, Peter; KENNEDY, David. Football in neo-liberal times. A Marxist perspective on the European football industry. New York: Routledge, 2016.

KENNEDY, Peter; KENNEDY, David. Football supporters and the commercialisation of football: comparative responses across Europe. Soccer & Society, v.13, n. 3, p. 327-340, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/14660970.2012.655503

KENNEDY, Peter; KENNEDY, David. Preserving and extending the commodification of football supporter relations: a cultural economy of supporters direct. Sociological Research Online, v. 12, n.1, p. 12-25, jan. 2007. DOI: https://doi.org/10.5153/sro.1479

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MARX, Karl. O capital. Livro I – O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. O capital. Livro II – O processo de circulação do capital. São Paulo: Boitempo, 2014.

MARX, Karl. O capital. Livro III – O processo global da produção capitalista. São Paulo: Boitempo, 2017.

MARX, Karl. O rendimento e suas fontes (teorias da mais valia). In: MARX, Karl. Para a crítica da economia política; Do capital; O rendimento e suas fontes. São Paulo: Abril cultural, 1983. Coleção Os pensadores.

MATIAS, Wagner Barbosa. Futebol de espetáculo. Curitiba: Appris, 2020.

MORAGAS, Miquel; KENNETT, Chris; GINESTA, Xavier. Football and media in Europe: a new sport paradigm for the global era. In.: TOMLINSON, Alan; YOUNG, Christopher; HOLT, Richard (org.). Sport and the transformation of modern Europe: States, media and markets 1950-2010. Londres: Routledge, 2011. p. 128-149

MOURA, Denise. Capital financeiro e espetáculo: o controle do futebol por corporações mediáticas. In: DANTAS, Marcos et al. O valor da informação: de como o capital se apropria do trabalho social na era do espetáculo e da internet. São Paulo: Boitempo, 2022. p. 213-268.

PAULANI, Leda Maria. A crise do regime de acumulação com dominância da valorização financeira e a situação do Brasil. Estudos Avançados, v. 23, n. 66, p. 25-39, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40142009000200003

PAULANI, Leda Maria. Acumulação e rentismo: resgatando a teoria da renda de Marx para pensar o capitalismo contemporâneo. Revista de Economia Política, v. 36, n. 3, p. 514-535, jul./set. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-31572016v36n03a04

PAULO NETTO, José; BRAZ, Marcelo. Economia política: uma introdução crítica. 3.ed. São Paulo, Cortez: 2007.

PILATTI, Luiz Alberto. A lógica da produção do espetáculo: o esporte inserido na indústria do entretenimento. Revista Eletrônica Internacional de Economia Política da Informação da Comunicação e da Cultura, n. 8, v. 2, mai./ago. 2006. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/eptic/article/view/278. Acesso em: 14 mai. 2024.

PORTET, Xavier Ginesta. El fútbol y el negocio del entretenimiento global. Los clubes como multinacionales del ócio. Comunicación y Sociedad, v. 24, n. 1, p. 141-166, 2011. Disponível em: https://revistas.unav.edu/index.php/communication-and-society/article/view/36228. Acesso em: 14 mai. 2024.

PRONI, Marcelo Weishaupt. A metamorfose do futebol. Campinas: Unicamp, 2000.

REIS, Nadson Santana. Esboço da crítica da economia política do futebol. Curitiba: CRV, 2023.

REIS, Nadson Santana et al. O esporte no capitalismo tardio: imbricações entre cultura esportiva, economia e mercado. Educación Física y Ciencia, v. 22, n. 3, e143, jul./set. 2020. DOI: https://doi.org/10.24215/23142561e143

RIGAUER, Bero. Marxist theories. In: COAKLEY, Jay; DUNNING, Eric. Handbook of sports studies. Londres: Sage, 2000. p. 28-47.

ROBINSON, Joshua; DE CLEGG, Jonathan. A Liga: como a Premier League se tornou o negócio mais rico e revolucionário do esporte mundial. Rio de Janeiro: Versal, 2020.

ROWE, David; GILMOUR, Callum. Sport, media and consumption in Asia: a merchandized milieu. The American Behavioral Scientist, v. 53, n. 10, p. 1530–1548. 2010. DOI: https://doi.org/10.1177/0002764210368083

SANTOS, Anderson David Gomes dos. Os três pontos de entrada da economia política do futebol. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 36, n. 2, abr./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32892014000200019

SANTOS, Anderson David Gomes dos. Os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol. Curitiba: Appris, 2019.

SIMÕES, Irlan. A produção do clube: poder, negócio e comunidade no futebol. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2023.

SIMÕES, Irlan. Clientes versus rebeldes: novas culturas torcedoras nas arenas do futebol moderno. Rio de Janeiro: Multifoco, 2017.

ZOZZOLI, Jean-Charles Jacques. Publicidade. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO. Enciclopédia INTERCOM de comunicação. São Paulo: Intercom, 2010. p. 980-982.

Downloads

Publicado

2024-11-12

Como Citar

MASCARENHAS, F.; SANTANA REIS, N.; RESENDE TEIXEIRA, M. Indústria do futebol e acumulação capitalista: um debate a partir da economia política da Premier League. Movimento, [S. l.], v. 30, p. e30049, 2024. DOI: 10.22456/1982-8918.140847. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/140847. Acesso em: 24 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais