Hiperconexão em tempos de tecnologias de estilo de vida saudável

relações entre saúde, privacidade de dados e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.137904

Palavras-chave:

Educação Física, Privacidade, Tecnologia Digital.

Resumo

O objetivo deste ensaio é problematizar o universo das tecnologias de estilo de vida saudável para além dos usos e implicações na dimensão individual, desvelando implicações ético-estruturais próprias da lógica da plataformização. Aciona-se a teoria Ator-Rede, além de conceitos como plataformização e dataficação para pôr em evidência um caso específico de aplicação de tecnologia digital como ilustração de um movimento mais amplo. Ao fim, sugere-se quatro movimentos de resistência para a área de Educação Física frente ao quadro de hiperexposição dos sujeitos usuários de tais aplicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allyson Carvalho Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, RN, Brasil

Licenciado em Educação Física (UFRN), Mestre em educação (UFRN) e Doutor em Comunicação (UFPE). Atualmente é Professor Associado III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, vinculado ao Departamento de Educação Física e atuando com o Programa de Pós-Graduação de Educação Física (PPGEF-UFRN) e o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFRN).

Referências

ARAÚJO, Allyson Carvalho et al. Competências digitais, currículo e formação docente em Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 43, p. 1-10, 2021a. DOI: https://doi.org/10.1590/rbce.43.e002521.

ARAÚJO, Allyson Carvalho et al. Mídia e tecnologia no currículo de Educação Física: um estudo exploratório em diálogo internacional. Currículo Sem Fronteiras, v. 21, n. 3, p. 1768-1785, 2021b. DOI: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n3.39

ARAÚJO, Allyson Carvalho; CAVALCANTE, Everton. Aproximação de professores de Educação Física com mídia e tecnologia e seus reflexos com relação à pandemia de covid-19. Revista E-Curriculum, v. 21, p. e61515, 2023. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61515

ARAÚJO, Allyson Carvalho; KNIJNIK, Jorge; OVENS, Alan Patrick. How does Physical Education and health respond to the growing influence in media and digital technologies? An analysis of curriculum in Brazil, Australia and New Zealand. Journal of Curriculum Studies, v. 53, p. 563-577, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/00220272.2020.1734664

ARAÚJO, Allyson Carvalho; MARQUES, José Carlos; PIRES, Giovani De Lorenzi. A produção do Grupo de Trabalho Temático (GTT) Comunicação e Mídia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – apontamentos entre 2009 e 2013. In: RECHIA, Simone et al. (org.). Dilemas e desafios da Pós-Graduação em Educação Física. Ijuí: Unijuí, 2015. p. 331-346.

ARAÚJO, Allyson Carvalho; OLIVEIRA, Márcio Romeu Ribas; SOUZA JÚNIOR, Antônio Fernandes. Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino. Comunicação & Educação, v. 24, n. 1, p. 141-153, 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v24i1p141-153

ARAÚJO, Allyson Carvalho; OVENS, Alan Patrick; KNIJNIK, Jorge. Developing digital competency in HPETE: a heuristic for and analysis of three programs in the Southern Hemisphere. Curriculum Studies in Health and Physical Education, v. 14, n. 2, p. 143-160, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/25742981.2022.2072229

BITENCOURT, Elias Cunha. “Coletamos dados para o seu bem” O truque retórico do imaginário sobre o dado digital promovido nos termos de uso, documentos de privacidade e relatórios de investidores da plataforma Fitbit. Texto Digital, v. 16, n. 1, p. 157-182, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-9288.2020v16n1p157

BITENCOURT, Elias Cunha. Smartbodies: plataformas digitais, tecnologias vestíveis e corpos remodelados. Belo Horizonte: PPGCOM/UFMG, 2021.

BÖHM, Birgit et al. Effects of mobile health including wearable activity trackers to increase physical activity outcomes among healthy children and adolescents: systematic review. JMIR mHealth and uHealth, v. 7, n. 4, p. e8298, 2019. DOI: https://doi.org/10.2196/mhealth.8298

BRASIL. Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. Brasília, 2018. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13709.htm. Acesso em: 12 ago. 2023.

CASEY, Ashley; GOODYEAR, Victoria A.; ARMOUR, Katheleen. M. Rethinking the relationship between pedagogy, technology and learning in health and physical education. Sport, Education and Society, v. 22, n. 2, p. 288-304, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2016.1226792

CHAVES, Paula Nunes et al. Construindo diálogos entre a mídia–educação e a Educação Física: uma experiência na escola. Motrivivência, v. 27, n. 44, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2015v27n44p150. Acesso em: 9 jan. 2024.

CHUNG, Arlene E. et al. Tweeting to health: a novel mHealth intervention using fitbits and twitter to foster healthy lifestyles. Clinical Pediatrics, v. 56, n. 1, p. 26-32, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/0009922816653385

D’ANDRÉA, Carlos. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: EDUFBA, 2020.

DOMIN, Alex et al. Smartphone-based interventions for physical activity promotion: scoping review of the evidence over the last 10 years. JMIR mHealth and uHealth, v. 9, n. 7, p. e24308, 2021. DOI: https://doi.org/10.2196/24308

FONSECA, Fábio Batista et al. Educação Física escolar, tecnologias digitais e saúde: incursões exploratórias pela literatura. Motrivivência, v. 32, n. 63, p. 1–18, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e72861

GARD, Michael. eHPE: a history of the future. Sport, Education and Society, v. 19, n. 6, p. 827-845, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2014.938036

GARD, Michael; LUPTON, Deborah. Digital health goes to school: Implications of digitizing children’s bodies. In: TAYLOR, Emmeline; ROONEY, Tonya (org.). Surveillance futures: social and ethical implications of new technologies for children and young people. London: Routledge, 2016. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315611402

GILLESPIE, Tarleton. Custodians of the internet: platforms, content moderation, and the hidden decisions that shape social media. New Haven: Yale University Press, 2018.

GOODYEAR, Victoria A. et al. The effect of social media interventions on physical activity and dietary behaviours in young people and adults: a systematic review. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, v. 18, n. 72, 2021. DOI: https://doi.org/10.1186/s12966-021-01138-3

GOODYEAR, Victoria A. et al. The influence of online physical activity interventions on children and young people’s engagement with physical activity: a systematic review. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 28, n. 1, p. 94-108, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/17408989.2021.1953459

GOODYEAR, Victoria A. et al. Guidelines for using social media to inform behaviours related to physical activity, diet, and quality of life. Birmingham, UK: University of Birmingham, 2021. DOI: https://doi.org/10.25500/epapers.bham.00003431

GOODYEAR, Victoria A.; KERNER, Charlotte; QUENNERSTEDT, Mikael. Young people’s uses of wearable healthy lifestyle technologies; surveillance, self-surveillance and resistance. Sport, Education and Society, v. 24, n. 3, p. 212-225, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2017.1375907

HARASIM, Linda. Educação online e as implicações da inteligência artificial. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, v. 24, n. 44, p. 25-39, 2015. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2015.v24.n44.p25-39

HUI, Yuk. Tecnodiversidade. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

KERNER, Charlotte; GOODYEAR, Victoria A. The motivational impact of wearable healthy lifestyle technologies: a self-determination perspective on fitbits with adolescents. American Journal of Health Education, v. 48, n. 5, p. 287-297, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/19325037.2017.1343161

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. São Paulo: Ed. 34, 1994a.

LATOUR, Bruno. On technical mediation - philosophy, sociology, genealogy. Common Knowledge, v. 3, n. 2, p. 29-64, 1994b.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social: uma introdução à teoria do ator-rede. Salvador: Edufba, 2012.

LEMOS, André. A comunicação das coisas: teoria ator-rede e cibercultura. São Paulo: Annablume, 2013.

LEMOS, André. Dataficação da vida. Civitas, v. 21, n. 2, p. 193-202, 2021. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.2.39638

LIMA, Hugo Henrique da Silva. Palp-it: implementação do back-end para uma plataforma colaborativa de compartilhamento de gráficos táteis. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação), Universidade Federal do Pará, Tucuruí, 2023.

LIMA, Marcio Roberto de. Performance: operador teórico no campo da Educação a partir da Teoria Ator-Rede. Linhas Críticas, v. 28, p. 1-16, 2022. DOI: https://doi.org/10.26512/lc28202243415

LIMA, Márcio Roberto de. Corpo afetado: uma experiência de autorrastreamento com uma tecnologia vestível. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 45, p. e20230055, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/rbce.45.e20230055

LUCENA, Simone. Culturas digitais e tecnologias móveis na educação. Educar em Revista, n. 59, p. 277-290, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.43689

LUPTON, Deborah. Data assemblages, sentient schools and digitised health and physical education (response to Gard). Sport, Education and Society, v. 20, n. 1, p. 122-132, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2014.962496

LUPTON, Deborah. Digital health: Critical and cross-disciplinary perspectives. London: Routledge, 2017. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315648835

LUPTON, Deborah. ‘Honestly no, I’ve never looked at it’: teachers’ understandings and practices related to students’ personal data in digitised health and physical education. Learning, Media and Technology, v. 46, n. 3, p. 281-293, 2021a. DOI: https://doi.org/10.1080/17439884.2021.1896541

LUPTON, Deborah. Self-tracking cultures: towards a sociology of personal informatics. In: AUSTRALIAN COMPUTER-HUMAN INTERACTION CONFERENCE ON DESIGNING FUTURES: the Future of Design, 26, 2014. ACM Proceedings…, p. 77-86, 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.1145/2686612.2686623

LUPTON, Deborah. Young people’s use of digital health technologies in the global north: narrative review. Journal of Medical Internet Research, v. 23, n. 1, p. e18286, 2021b. DOI: https://doi.org/10.2196/18286

MAYER-SCHÖNBERGER, Viktor; CUKIER, Kenneth. Big data: a revolution that will transform how we live, work, and think. Boston: Houghton Mifflin Harcourt, 2013.

MENDES, Diego de Sousa; BARBOSA, Lucas Gilberto. Repensando o social na Educação Física a partir das contribuições da Teoria Ator-Rede e de Bruno Latour. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 44, p. e001122, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/rbce.44.e001122.

MOREIRA, Eliana Alves; BARANAUSKAS, Maria Cecília. Tecnologias tangíveis e vestíveis como recursos para ambiente inclusivo: uma revisão sistemática. Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE), p. 842, out. 2015. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/sbie/article/view/5374/3735. Acesso em: 17 out. 2024.

NOVAES, Henrique Tahan; DAGNINO, Renato. O fetiche da tecnologia. ORG & DEMO, v. 5, n. 2, p. 189–210, 2024. DOI: https://doi.org/10.36311/1519-0110.2004.v5n2.411

OLIVEIRA, Bráulio Nogueira. Personal trainer de bolso: uma tecnologia disruptiva na produção de imperativos para uma vida fitness. 2020. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

OLIVEIRA, Bráulio Nogueira; FRAGA, Alex Branco. O professor-código: aplicativos fitness e a “virada” nos mecanismos de vigilância. In: CONGRESSO BRASILEIRO DAS CIÊNCIAS DO ESPORTE, 21; CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS DO ESPORTE, 8, 2019. Anais... Natal: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 2019, p. 1-6. Disponível em: https://proceedings.science/conbrace-2019/trabalhos/o-professor-codigo-aplicativos-fitness-e-a-virada-nos-mecanismos-de-vigilancia?lang=pt-br. Acesso em: 12 set. 2023.

PANG, Bonnie et al. Experiencing risk, surveillance, and prosumption: health and physical education students’ Perceptions of digitized health and physical activity data. Sport, Education and Society, v. 24, n. 8, p. 801-813, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2018.1491835

PEREIRA, Andréia Regina; PERUZZA, Ana Paula Piovesan Melchiori. Tecnologia de realidade virtual aplicada à educação pré-escolar. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 13, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo: UNISINOS, 2002. p. 385-391. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/sbie/article/viewFile/200/186. Acesso em: 9 jan. 2024.

PIRES, Giovani de Lorenzi et al. A pesquisa em Educação Física e mídia: pioneirismo, contribuições e críticas ao “Grupo de Santa Maria”. Movimento, v. 14, n. 3, p. 33-52, 2008. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2543

POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José. Plataformização. Fronteiras - estudos midiáticos, v. 22, n. 1, p. 2-10, 2020. DOI: https://doi.org/10.4013/fem.2020.221.01

REDECKER, Christine; PUNIE, Yves. European Framework for the digital competence of Educators: DigCompEdu. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2017. DOI: https://dx.doi.org/10.2760/159770

RICH, Emma. Young people and public pedagogies of the body within social media. In: GOODYEAR, Victoria; ARMOUR, Kathleen (org.). Young people, social media and health. London: Routledge, 2018.DOI: https://doi.org/10.4324/9781351026987

RIDGERS, Nicola D.; MCNARRY, Melitta A.; MACKINTOSH, Kelly A. Feasibility and effectiveness of using wearable activity trackers in youth: a systematic review. JMIR mHealth and uHealth, v. 4, n. 4, p. e129, 2016. DOI: https://doi.org/10.2196/mhealth.6540

RODRÍGUEZ-GONZÁLEZ, Pablo; HASSAN, Mohamed A.; GAO, Zan. Effects of family-based interventions using mobile apps on youth’s physical activity: A systematic review. Journal of Clinical Medicine, v. 11, n. 16, p. 4798, 2022. DOI: https://doi.org/10.3390/jcm11164798

SCHWARTZ, Hillel. Never satisfied: a cultural history of diets, fantasies and fat. New York: The Free Press, 1986.

SELWYN, N. Education and technology: key issues and debates. 2. ed. London: Bloomsbury, 2017.

SILVA, Rafael de Amorim et al. Aplicando internet das coisas na educação: tecnologia, cenários e projeções. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 6, Anais... Porto Alegre: SBC, 2017. p. 1256. Disponível em: http://milanesa.ime.usp.br/rbie/index.php/wcbie/article/viewFile/7514/5309. Acesso em: 12 ago. 2023.

SILVEIRA, Sérgio Amadeus; AVELINO, Rodolfo; SOUZA, Joyce. A privacidade e o mercado de dados pessoais. Liinc em Revista, v. 12, n. 2, p. 217-230, 2016. DOI: https://doi.org/10.18617/liinc.v12i2.902

SOUSA, Dandara Queiroga de Oliveira et al. Apontando possibilidades pedagógicas na Educação Física a partir da mídia educação. Cadernos de Formação RBCE, v. 5, p. 26-40, 2014. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/cadernos/article/viewFile/2065/1031. Acesso em: 12 set. 2023.

SOUZA JÚNIOR, Antônio Fernandes; OLIVEIRA, Márcio Romeu Ribas; ARAÚJO, Allyson Carvalho. The debate of digital technology in the continuing Physical Education teacher education: uses and concepts for teaching and learning. Retos, v. 46, p. 694–704, 2022. DOI: https://doi.org/10.47197/retos.v46.94484

THOMPSON, Walter R. Worldwide survey reveals fitness trends for 2011. ACSMs Health Fitness Journal, v. 14, n. 6, p. 8–17, 2010. DOI: https://doi.org/10.1249/FIT.0b013e3181f96ce6

THOMPSON, Walter R. Worldwide survey reveals fitness trends for 2012. ACSMs Health Fitness Journal, v. 15, n. 6, p. 9–18, 2011. DOI: https://doi.org/10.1249/FIT.0b013e31823373cb

THOMPSON, Walter R. Worldwide survey reveals fitness trends for 2013. ACSMs Health Fitness Journal, v. 16, n. 6, p. 8–17, 2012. DOI: https://doi.org/10.1249/01.FIT.0000422568.47859.35

THOMPSON, Walter R. Now trending: worldwide survey of fitness trends for 2014. ACSMs Health Fitness Journal, v. 17, n. 6, p. 10–20, 2013. DOI: https://doi.org/10.1249/FIT.0b013e3182a955e6

THOMPSON, Walter R. Worldwide survey of fitness trends for 2015: What’s driving the market. ACSMs Health Fitness Journal, v. 18, n. 6, p. 8–17, 2014. DOI: https://doi.org/10.1249/FIT.0000000000000073

THOMPSON, Walter R. Worldwide survey of fitness trends for 2016: 10th anniversary edition. ACSMs Health Fitness Journal, v. 19, n. 6, p. 9–18, 2015. DOI: https://doi.org/10.1249/FIT.0000000000000164

THOMPSON, Walter R. Worldwide survey of fitness trends for 2017. ACSMs Health Fitness Journal, v. 20, n. 6, p. 8–17, 2016. DOI: https://doi.org/10.1249/FIT.0000000000000252

THOMPSON, Walter R. Worldwide survey of fitness trends for 2018: the CREP edition. ACSMs Health Fitness Journal, v. 21, n. 6, p. 10–9, 2017. DOI: https://doi.org/10.1249/FIT.0000000000000341

THOMPSON, Walter R. Worldwide survey of fitness trends for 2019. ACSMs Health Fitness Journal, v. 22, n. 6, p. 10–7, 2018. DOI: https://doi.org/10.1249/FIT.0000000000000438

THOMPSON, Walter R. Worldwide survey of fitness trends for 2020. ACSMs Health Fitness Journal, v. 23, n. 6, p. 10–8, 2019. DOI: https://doi.org/10.1249/FIT.0000000000000526

THOMPSON, Walter R. Worldwide survey of fitness trends for 2021. ACSMs Health Fitness Journal, v. 25, n. 1, p. 10–9, 2021. DOI: https://doi.org/10.1249/FIT.0000000000000631

THOMPSON, Walter R. Worldwide survey of fitness trends for 2022. ACSMs Health Fitness Journal, v. 26, n. 1, p. 11–20, 2022. DOI: https://doi.org/10.1249/FIT.0000000000000732

THOMPSON, Walter R. Worldwide survey of fitness trends for 2023. ACSMs Health Fitness Journal, v. 27, n. 1, p. 9–18, 2023. DOI: https://doi.org/10.1249/fit.0000000000000834

UNIÃO EUROPEIA. Regulation (EU) 2016/679 of the European Parliament and of the Council. General Data Protection Regulation, 2016. Disponível em: https://gdpr-info.eu/. Acesso em: 9 jan. 2024.

VAN ALSTYNE, Marshall W.; PARKER, Geoffrey; CHOUDARY, Sangeet Paul. Pipelines, platforms, and the new rules of strategy. [S. l.]: Harvard Business Review, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3QZWW5F. Acesso em: 12 set. 2023.

VAN DIJCK, José. Ver a floresta por suas árvores: visualizando plataformização e sua governança. MATRIZes, v. 16, n. 2, p. 21-44, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v16i2p21-44

VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WAAL, Martijn. The platform society. New York: Oxford University Press, 2018.

WILLIAMSON, Ben. Algorithmic skin: health-tracking technologies, personal analytics and the biopedagogies of digitized health and Physical Education. Sport, Education and Society, v. 20, n. 1, p. 133-151, 2015. DOI: https://doi.org/10.1080/13573322.2014.962494

WILSON, Carolyn et al. Media and information literacy: curriculum for teachers. Paris: UNESCO, 2011.

YANG, Jike; CASEY, Ashley; CALE, Lorraine. The influence of healthy lifestyle technologies on young people’s physical activity participation and health learning: a systematic review. Quest, v. 76, n. 1, p. 72-92, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/00336297.2023.2218038

ZEFERINO, Ketyllen Zeferino. Por uma educação tecnológica emancipatória: contribuições freireanas para a superação do fetiche da tecnologia em sala de aula. @rquivo Brasileiro de Educação, v. 7, n. 16, p. 154-180, 2019. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p154-180

ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2021.

Publicado

2025-05-30

Como Citar

ARAÚJO, Allyson Carvalho. Hiperconexão em tempos de tecnologias de estilo de vida saudável: relações entre saúde, privacidade de dados e educação. Movimento, [S. l.], v. 31, p. e31005, 2025. DOI: 10.22456/1982-8918.137904. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/137904. Acesso em: 14 ago. 2025.

Edição

Seção

Ensaios

Artigos Semelhantes

<< < 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 111 112 113 114 115 116 117 118 119 120 121 122 123 124 125 126 127 128 129 130 131 132 133 134 135 136 137 138 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.