O desenvolvimento profissional de uma treinadora brasileira de tênis no alto rendimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.124984

Palavras-chave:

Alta Performance, Trajetória Profissional, Tênis, Treinadora esportiva

Resumo

O objetivo do estudo foi investigar as experiências que contribuíram para a ascensão de uma treinadora brasileira de tênis no alto rendimento. Para isso, esta pesquisa descritiva de abordagem qualitativa foi orientada por meio de um estudo de caso único. No momento do estudo, Fernanda tinha 30 anos de idade e 12 anos de experiência como treinadora em nível nacional e internacional. Enquanto estratégias para a coleta dos dados, foram utilizados nesta ordem: a Rappaport timeline e a entrevista semiestruturada. A análise desses dados foi conduzida por meio das orientações da análise temática reflexiva. Os resultados versam pelos seguintes temas: (a) Influência, Conexão e Inspiração: Personagens Fundamentais; (b) Perfil Promissor e Acolhimento no Contexto; e (c) Desenvolvimento Enquanto Treinadora: Os Constantes Aprendizados e Questionamentos no Percurso. De modo geral, Fernanda teve uma trajetória orientada por relações de influência com personagens de seu contexto. Os momentos fora de sua zona de conforto contribuíram para a definição de estratégias que visem suprir as necessidades e avançar perante as barreiras identificadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian Alexander Marchetti Moura, Universidade Federal de Santa Catarina

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Fabrício João Milan, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Caio Corrêa Cortela, Confederação Brasileira de Tênis (CBT)

Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Vitor Ciampolini, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Michel Milistetd, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

ABRAHAM, Andy; COLLINS, Dave; MARTINDALE, Russell. The coaching schematic: validation through expert coach consensus. Journal of Sports Sciences, v. 24, n. 6, p. 549–564, 2006. DOI: https://doi.org/10.1080/02640410500189173

ALLEN, Justine B; SHAW, Sally. Women coaches’ perceptions of their sport organizations’ social environment: supporting coaches’ psychological needs? The Sport Psychologist, v. 23, n. 3, p. 346-366, 2009. DOI: https://doi.org/10.1123/tsp.23.3.346

AVERY, Derek R.; TONIDANDEL, Scott; PHILLIPS, McKensy G. Similarity on sports sidelines: how mentor-protégé sex similarity affects mentoring. Sex Roles, v. 58, n. 1, p: 72-80, 2008. DOI: https://doi.org/10.1007/s11199-007-9321-2

BARREIRA, Júlia. Mulheres em cargos de liderança no esporte: rompendo o teto de vidro ou percorrendo o labirinto? Movimento, v. 27, p. e27080, 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.118131

BOYD, Karen. Glass ceiling. In: SCHAEFER, Richard. (ed.). Encyclopedia of race,

ethnicity and society. Thousand Oaks: SAGE, 2008. p. 549-552.

BRASIL. Decreto nº 7.984, de 08 de abril de 2013. Regulamenta a Lei nº 9.615, de 24 de março de 1998, que institui normas gerais sobre desporto. Diário Oficial da União. Brasília, DF: Imprensa Nacional, v. 150, n. 67, Seção 1, p. 5-10, 2013.

BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Reflecting on reflexive thematic analysis. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, v. 11, n. 4, p. 589-597, 2019. DOI: https://doi.org/10.1080/2159676X.2019.1628806

CALLARY, Bettina; WERTHNER, Penny; TRUDEL, Pierre. How meaningful episodic experiences influence the process of becoming an experienced coach. Qualitative Research in Sport, Exercise and Health, v. 4, n. 3, p. 420-438, 2012.

CARLI, Linda; EAGLY, Alice. Women face a labyrinth: an examination of metaphors for women leaders. Gender in Management: an International Journal, v. 31, n. 8, p. 514-527, 2015. DOI: https://doi.org/10.1108/GM-02-2015-0007

CIAMPOLINI, Vitor et al. Lifelong learning pathway of a coach developer operating in a national sport federation. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 15, n. 3, p. 428-438, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/1747954120912384

COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL. (COB). Modelo de desenvolvimento esportivo do Comitê Olímpico do Brasil. Rio de Janeiro: COB, 2022.

CORTELA, Caio Correa et al. A formação inicial e continuada dos treinadores paranaenses de tênis. Conexões, v. 11, n. 2, p. 60–84, 2013. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v11i2.8637617

CORTELA, Caio Correa et al. Aprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formação. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 2, p. 107-114, 2020. DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p107

CORTELA, Caio Correa et al. Associação entre formação inicial e autopercepção de competência profissional de treinadores de tênis. Journal of Sport Pedagogy and Research, v. 3, n. 2, p. 32-42, 2017. Disponível em: http://www.ipg.pt/scpd/revista.aspx. Acesso em: 15 mai. 2022.

CORTELA, Caio Correa et al. Formação continuada e autopercepção de competência: um estudo com treinadores de tênis. Pensar en Movimiento: Revista de Ciencias del Ejercicio y La Salud, v. 17, n. 2, p. 126-141, 2019. DOI: https://doi.org/10.15517/pensarmov.v17i2.36948

CRESWELL, John W.; POTH, Cheryl N. Qualitative inquiry and research design: choosing among five approaches. Thousand Oaks: SAGE Publications, 2014. v. 4.

DEMERS, Guylaine. We are coaches”: program tackles the under-representation of female coaches. Canadian Journal for Women in Coaching, v. 9, n. 2, p. 1-9, 2009.

DORSCH, Travis E. et al. Toward an integrated understanding of the youth sport system. Research Quarterly for Exercise and Sport, v. 93, n. 1, p. 105-119, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/02701367.2020.1810847

DUARTE, Tiago; CULVER, Diane. Becoming a coach in developmental adaptive sailing: a lifelong learning perspective. Journal of Applied Sport Psychology, v. 26, n. 4, p. 441–456, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/10413200.2014.920935

EGERLAND, Ema Maria et al. Potencialidades e necessidades profissionais na formação de treinadores esportivos. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 21, n. 2, p. 31-38, 2013. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/rbcm/article/view/3302. Acesso em: 1 fev. 2023.

FERREIRA, Heidi Jancer et al. A baixa representatividade de mulheres como técnicas esportivas no Brasil. Movimento, v. 19, n. 3, p. 103-124, 2013. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.29087

FERREIRA, Heidi Jancer; SALLES, José Geraldo Carmo; MOURÃO, Ludmila. Inserção e permanência de mulheres como treinadoras esportivas no Brasil. Journal of Physical Education/UEM, v. 26, n. 1, 2015. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v26i1.22755

GOULD, Dan et al. How coaching philosophy drives coaching action: a case study of renowned wrestling coach J Robinson. International Sport Coaching Journal, v. 4, n. 1, p. 13-37, 2017. DOI: https://doi.org/10.1123/iscj.2016-0052

GREENHILL, Jeff et al. The impact of organisational factors on career pathways for female coaches. Sport Management Review, v. 12, n. 4, p. 229-240, 2009. DOI: https://doi.org/10.1016/j.smr.2009.03.002

HALL, Gareth; WISE, Nicholas. Introduction: sport and social transformation in Brazil: sport and social transformation. Bulletin of Latin American Research, v. 38, n. 3, p. 265–266, 2019. DOI: https://doi.org/10.1111/blar.12920

INTERNATIONAL COUNCIL FOR COACHING EXCELLENCE. (ICCE). International Sport Coaching Framework. 2. ed. Champaign: Human Kinetics, 2013.

INTERNATIONAL TENNIS FEDERATION (ITF). Advantage ALL: ITF Gender Equality Strategy. London: International Tennis Federation: 2019. Disponível em: https://www.itftennis.com/en/about-us/governance/advantage-all/. Acesso em: 14 fev. 2022.

INTERNATIONAL TENNIS FEDERATION (ITF). ITF Global Tennis Report 2021: a report on tennis participation and performance worldwide. London: International Tennis Federation: 2021. Disponível em: http://itf.uberflip.com/i/1401406-itf-global-tennis-report-2021/45?.Acesso em: 02 mar. 2022.

JONES, Robyn L; WALLACE, Mike. Another bad day at the training ground: coping with ambiguity in the coaching context. Sport, Education and Society, v. 10, n. 1, p. 119–134, 2005. DOI: https://doi.org/10.1080/1357332052000308792

KOH, Koon Tech; MALLETT, Clifford J; WANG, Chee Keng John. Developmental pathways of Singapore’s high-performance basketball coaches. International Journal of Sport and Exercise Psychology, v. 9, n. 4, p. 338-353, 2011. DOI: https://doi.org/10.1080/1612197X.2011.623466

KRAFT, Erin; CULVER, Diane; DIN, Cari; CAYER, Isabelle. Navigating the labyrinth of leadership in sport: a community of practice of femininity. Advancing Women in Leadership Journal, v. 40, n. 1, p. 13-22, 2021. DOI: https://doi.org/10.21423/awlj-v40.a370

LANGLEY, David J; KNIGHT, Sharon M. Continuity in sport participation as an adaptive strategy in the aging process: a lifespan narrative. Journal of Aging & Physical Activity, v. 7, n. 1, p. 32-54, 1999. DOI: https://doi.org/10.1123/japa.7.1.32

LaVOI, Nicole M.; DUTOVE, Julia K. Barriers and supports for female coaches: an ecological model. Sports Coaching Review, v. 1, n. 1, p. 17-37, 2012. DOI: https://doi.org/10.1080/21640629.2012.695891

LEBERMAN, Sarah I.; LaVOI, Nicole M. Juggling balls and roles, working mother-coaches in youth sport: beyond the dualistic worker-mother identity. Journal of Sport Management, v. 25, n. 5, p. 474-488, 2011. DOI: https://doi.org/10.1123/jsm.25.5.474

LIMA, Marcelo Bittencourt Neiva et al. Perfil da formação inicial e permanente de treinadores de tênis de alto rendimento do Brasil. Pensar a Prática, v. 17, n. 1, 2014. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.13276

LINCOLN, Yvonna S; LYNHAM, Susan A; GUBA, Egon G. Paradigmatic controversies, contradictions, and emerging confluences. In: DENZIN, Norman K; LINCOLN, Yvonna S. The SAGE Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks: Sage, 2018. p. 108–150.

MARTIN, Jack; COX, David. Positioning Steve Nash: a theory-driven, social psychological, and biographical case study of creativity in sport. The Sport Psychologist, v. 30, n. 4, p. 388-398, 2016. DOI: https://doi.org/10.1123/tsp.2016-0002

MESQUITA, Isabel. O papel das comunidades de prática na formação da identidade profissional do treinador de desporto. In: NASCIMENTO, Juarez Vieira; RAMOS, Valmor; TAVARES, Fernando (org.). Jogos Desportivos: formação e investigação. Florianópolis: UDESC, 2013. p. 295-318.

MILISTETD, Michel et al. Formação de Treinadores para o Esporte de Elite. In: GALATTI, Larissa Rafaela; SCAGLIA, Alcides José; MONTAGNER, Paulo César; PAES, Roberto Rodrigues (org.). Desenvolvimento de treinadores e atletas. Campinas: Editora da Unicamp, 2017. (Pedagogia do Esporte v. 1).

MILISTETD, Michel et al. Nurturing high-performance sport coaches’ learning and development using a narrative-collaborative coaching approach. LASE Journal of Sport Science, v. 9, n. 1, p. 6-38, 2018. Disponível em: http://journal.lspa.lv/files/2018/1/LASE_Journal_2018_9_1_7-39.pdf. Acesso em: 11 mai. 2022.

NORMAN, Leanne. Gendered homophobia in sport and coaching: understanding the everyday experiences of lesbian coaches. International Review for the Sociology of Sport, v. 47, n. 6, p. 705-723, 2012. DOI: https://doi.org/10.1177/1012690211420487

PATTON, Michael Quinn. Qualitative research & evaluation methods: integrating theory and practice. Thousand Oaks: SAGE, 2014.

RAMOS, Valmor; BRASIL, Vinicius Zeilmann; GODA, Ciro. A aprendizagem profissional na percepção de treinadores de jovens surfistas. Journal of Physical Education/UEM, v. 23, n. 3, p. 431–442, 2012. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v23i3.15320

READE, Ian; RODGERS, Wendy; NORMAN, Leanne. The under-representation of women in coaching: a comparison of male and female Canadian coaches at low and high levels of coaching. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 4, n. 4, p. 505-520, 2009. DOI: https://doi.org/10.1260/174795409790291439

REIS, Arianne C.; VIEIRA, Marcelo Carvalho; SOUSA-MAST, Fabiana Rodrigues de. "Sport for Development" in developing countries: the case of the Vilas Olímpicas do Rio de Janeiro. Sport Management Review, v. 19, n. 2, p. 107–119, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.smr.2015.01.005

RODRIGUES, Heitor de Andrade et al. O mentoring como estratégia de desenvolvimento profissional de um treinador de basquetebol de alta performance. Journal of Physical Education/UEM, v. 31, n. 1, e-3153, 2020. DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v31i1.3153

ROMARIZ, Sandra Bellas; VOTRE, Sebastião Josué; MOURÃO, Ludmila. Representações de gênero no voleibol brasileiro: a imagem do teto de vidro. Movimento, v. 18, n. 4, p. 219–237, 2012. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.32657

SÁIZ, Sergio Jimenez; CALVO, Alberto Lorenzo; GODOY, Sérgio J. Ibañez. Development of expertise in Spanish elite basketball coaches. RICYDE. Revista Internacional de Ciencias del Deporte, v. 5, n. 17, p. 19-32, 2009. DOI: https://doi.org/10.5232/ricyde2009.01702

SAWIUK, Rebecca; TAYLOR, William G; GROOM, Ryan. An analysis of the value of multiple mentors in formalised elite coach mentoring programmes. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 22, n. 4, p. 403-413, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/17408989.2016.1268587

SHAW, Sally. Touching the intangible? an analysis of the equality standard: a framework for sport. Equal Opportunities International, v. 26, n. 5, p. 420-434, 2007. DOI: https://doi.org/10.1108/02610150710756630

SMITH, Brett; MCGANNON, Kerry R. Developing rigor in qualitative research: problems and opportunities within sport and exercise psychology. International Review of Sport and Exercise Psychology, v. 11, n. 1, p. 101-121, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/1750984X.2017.1317357

SPARKES, Andrew. C; SMITH, Brett. Qualitative research methods in sport, exercise and health: from process to product. London: Routledge, 2014.

TAYLOR, Shaunna L; WERTHNER, Penny; CULVER, Diane. A case study of a parasport coach and a life of learning. International Sport Coaching Journal, v. 1, n. 3, p. 127-138, 2014. DOI: https://doi.org/10.1123/iscj.2013-0005

VINSON, Don et al. Exploring how well UK coach education meets the needs of women sports coaches. International Sport Coaching Journal, v. 3, n. 3, p. 287-302, 2016. DOI: https://doi.org/10.1123/iscj.2016-0004

YIN, Robert K. Case study research and applications: design and methods. 6th. ed. New York: SAGE Publications, 2018.

Downloads

Publicado

2023-03-16

Como Citar

MARCHETTI MOURA, W. A.; MILAN, F. J.; CORRÊA CORTELA, C.; CIAMPOLINI, V.; MILISTETD, M. O desenvolvimento profissional de uma treinadora brasileira de tênis no alto rendimento. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29005, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.124984. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/124984. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais