EXPLORANDO AS CRENÇAS SOBRE O ENSINO DOS ESPORTES

ABORDAGEM DA MUDANÇA CONCEITUAL NA FORMAÇÃO INICIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.118971

Palavras-chave:

Crenças. Ensino. Esportes. FormaçãoProfissional.

Resumo

O estudo analisou a mudança de crenças de uma graduanda sobre o ensino dos esportes ao longo da formação inicial em Educação Física, em uma universidade pública do sul do Brasil. Neste estudo qualitativo, longitudinal, de caráter descritivo e interpretativo, investigou-se o caso único de uma graduanda, a partir de procedimentos de entrevista semiestruturada, observação sistemática, estimulação de memória e a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados revelaram que, ao longo da formação inicial, a graduanda modificou suas crenças relacionadas aos propósitos, estratégias e organização do conteúdo, por meio de diferentes processos de mudança conceitual. Essas evidências mostram que a aprendizagem profissional, compreendida na perspectiva da mudança conceitual, é um processo ativo, longo, lento e gradual, que envolve a revisão contínua de crenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flávia Backes, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Física (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Valmor Ramos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Ciências do Desporto (Universidade do Porto, Faculdade de Desporto). Professor na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Departamento de Educação Física. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Matheus da Lapa Costa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Ciências do Movimento Humano (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Leonardo Ristow, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Ciências do Movimento Humano (Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Rodolfo Silva da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Educação Física (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Thaís Emanuelli da Silva de Barros, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestre em Educação Física (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Vinicius Zeilmann Brasil, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutor em Educação Física, (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física). Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Professor na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte, Departamento de Educação Física. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Juarez Vieira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências do Desporto (Universidade do Porto, Faculdade de Desporto). Professor na Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, Centro de Desportos, Departamento de Educação Física. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.

Publicado

2022-03-19

Como Citar

BACKES, A. F.; RAMOS, V.; COSTA, M. da L.; RISTOW, L.; ROSA, R. S. da; BARROS, T. E. da S. de; BRASIL, V. Z.; NASCIMENTO, J. V. do. EXPLORANDO AS CRENÇAS SOBRE O ENSINO DOS ESPORTES: ABORDAGEM DA MUDANÇA CONCEITUAL NA FORMAÇÃO INICIAL. Movimento, [S. l.], v. 28, p. e28012, 2022. DOI: 10.22456/1982-8918.118971. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/118971. Acesso em: 12 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais